O projeto político pedagógico numa creche universitária mediante gestão democrática
Résumé
Este artigo relata o processo de construção do Projeto Político Pedagógico de um Centro de Educação Infantil Federal – CEI Criarte/Ufes- na perspectiva da gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Como aporte teórico, pesquisamos bases legais que evidenciam a importância e a necessidade da elaboração do projeto político pedagógico, dialogamos com Vasconcellos (1998), Veiga (2003) e Lück (2006) que nos ajudaram a pensar e compreender a gestão escolar numa perspectiva democrática e participativa. As conclusões iniciais apontam que um dos desafios para que a construção do projeto político pedagógico se efetive na perspectiva de uma gestão democrática e coletiva é a participação dos atores da comunidade escolar, principalmente das famílias dos estudantes.
Téléchargements
Références
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da Educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura; Aguiar, Márcia (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 2007b. Disponível em< http//www.mec.gov.br>. Acesso em 16 de novembro de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL, Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Portal do Ministério da Educação. Disponível em < http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2016.
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. 6º Ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FREIRE, Giovana de Souza, COSTA, Silvana Venturini. Unidades de Educação Infantil nas universidades Federais: os caminhos percorridos. In: Centro de educação Infantil Criarte, Nosso caminho. Goiânia: FUNAPE, 2009. P. 51 a 62.
KAUARK, Fabiana. Metodologia da pesquisa: guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna: Via Litterarum, 2010.
KRAMER, Sonia. A política do Pré-Escolar no Brasil. A arte do disfarce. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, F.C. Educação escolar: política estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis/RS: Vozes, 2006. (Série Cadernos de Gestão). V. II.
PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003.
PROJETO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CEI CRIARTE-UFES. Disponível em <http://www.prograd.ufscar.br/GTUAC/Projeto_CEI_Criarte-UFES.pdf>.
RESOLUÇÃO 48/2012- REGIMENTO INTERNO – Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes. Disponível em: <http://daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/
files/field/anexo/resolucao_48.2012.pdf >.
RONCHI FILHO, Jair. A pré-escola Criarte da UFES: sua trajetória e seus conflitos na tentativa de construção de um projeto pedagógico: um estudo de caso. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
RONCHI FILHO, Jair. Cartografando fazeres em um Centro de Educação Infantil: Experimentações com uma comunidade ampliada de pesquisa. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, 2010.
SCHWARTZ, Maria Cleonara (orgs.). Escola de gestores da educação básica: democracia, formação e gestão escolar: reflexões e experiências do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no Estado do espírito Santo. In: RODRIGUES, Paulo da Silva. Projeto político pedagógico: reflexões de uma escola participativa. Vitória: GM, 2009.
SOPRANI, Maria José Rassele. O desvio de função no centro de educação infantil de uma autarquia federal. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública/UFES, 2015. Dissertação. Disponível em: < http://repositorio.ufes.br/handle/10/1558>. Acesso em: 25 jun. 2016.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 1998.
VEIGA, Ilma P.A. (Orgs). Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção possível. Campinas/SP: Papirus, 1995.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.