O ensino de geografia e história a partir do recurso didático multimodal “Uma história feudal”

Autores

  • Augusto Russini Universidade Franciscana
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a elaboração do recurso didático multimodal intitulado “Uma História Feudal”, elaborado a partir da escuta de professores de Geografia e História dos anos finais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS, em consonância com as Orientações Curriculares destes componentes curriculares. O produto é uma mídia para escolares do Ensino Fundamental cujo objetivo é despertar a atenção para a Idade Média e as características geográficas (localização Europa, climas, relevo) e históricas (sociedade, sistema econômico, político e cultural) da época. Trata-se de um vídeo no qual os professores de Geografia e História, se desejarem, poderão de forma conjunta explorar a temática do feudalismo. O recurso didático multimodal não tem por finalidade explorar todos os conceitos sobre o feudalismo, mas sim ser uma ferramenta para qualificar a prática docente e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o resultado esperado é que o professor poderá utilizá-lo de diversas maneiras, como na introdução ao tema feudalismo, no fechamento dos estudos, na reconstrução das aprendizagens dos estudantes ou em atividades de fixação de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Russini, Universidade Franciscana

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN). Possui Graduação em História Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário de Maringá/PR (UNICESUMAR), Pós-Graduação em Ensino e Pesquisa em História (UNIFRA) e em Gestão Educacional (Direção, Coordenação e Supervisão) pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Experiencia na docência de História e na Gestão Escolar tendo atuado como Diretor Administrativo e Pedagógico em escolas da Rede Privada de Ensino. Atualmente exerce a função de professor de História no Colégio Fundação Bradesco em Gravataí (RS).

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta no Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Franciscano e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio do Instituto São José de Santa Maria. Publicou o livro "História do pensamento geográfico" destinado aos alunos da graduação em Geografia. Membro da comissão editorial da Revista Disciplinarium Scientia, Série Humanas (UNIFRA). Membro da comissão avaliadora da Revista Ensino & Pesquisa (UFSM) e da Revista Ciência & Natura (UFSM). Orienta trabalhos de pesquisa e de extensão, com ênfase nos seguintes temas: geografia, turismo, ensino, antropologia, história natural e educação ambiental. No Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UNIFRA) integra a Linha de Pesquisa Ensino e práticas docentes.

Referências

ANTUNES, Ricardo. A desertificação neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula). Campinas: Autores Associados, 2002.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanis- mos de controle. Brasília: Cadernos MARE, Caderno 01, 1997.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, 2014a. Disponível em: http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401085&lng=en&nrm=i so. Acesso em: 26 ago. 2017.

. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. In: Revista Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 6, n. 1, p. 48-59, jun. 2014b. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/ article/view/12594/8857. Acesso em: 23 ago. 2017.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: GENTILI, P.; SILVA, T. T. (Orgs.). Escola S. A. quem ganha e quem perde no mercado educa- cional no neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996. p. 9-49.

GOIÁS. Aviso de chamamento público nº 003/2016. In: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE – SEDUCE. 2016. Disponível em: http://www. seduc.go.gov.br/documentos/chamamentopublico2016/03/ARQUIVO%20PRINCI- PAL%20-%20EDITAL.pdf. Acesso em: 28 jul. 2017.

. Lei 18.658 de 02 de outubro de 2014: confere nova redação a dispositivos da Lei nº 15.503, de 28 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais, disciplina o procedimento de chamamento e seleção públicos e dá outras providências. In: SECRETARIA DE ES- TADO DA CASA CIVIL. 2014. Disponível em: http://www.gabinetecivil.goias.gov. br/leis_ordinarias/2014/lei_18658.htm. Acesso em: 17 out. 2014.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v.3, 2002.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, vol. II, 2013.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

MOVIMENTO SECUNDARISTAS EM LUTA – EDUCAÇÃO EM LUTA EM GOIÁS. Projeto

Político-Pedagógico – pela reabertura do Colégio Estadual Professor José Car- los de Almeida. Goiânia, 2016. Disponível em: https://nucleomarxista.fe.ufg. br/n/99426-publicacoes. Acesso em: 14 ago. 2017.

OLIVEIRA, Dijaci David de. As escolas militares: o controle, a cultura do medo e da violência. In: OLIVEIRA, Ian Caetano de; SILVA, Victor Hugo Viegas de Freitas (Orgs.). Estado de exceção escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura, 2016. p. 41-51.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 1985.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnolo- gias. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 2012.

. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000.

TAVARES, Francisco Mata Machado. Quem quer manter a ordem? A ilegalidade da militarização das escolas em Goiás. In: OLIVEIRA, Ian Caetano de; SILVA, Victor Hugo Viegas de Freitas (Orgs.). Estado de exceção escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura, 2016. p. 53-63.

TEIXEIRA, Rafael Saddi Teixeira. A exclusão dos alunos mais pobres nos Colégios Militares. In: OLIVEIRA, Ian Caetano de; SILVA, Victor Hugo Viegas de Freitas (Orgs.). Estado de exceção escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Apa- recida de Goiânia: Escultura, 2016. p. 67-69.

VELOSO, Ellen Ribeiro; OLIVEIRA, Natália Pereira de. Nós perdemos a consciência? apontamentos sobre a militarização de escolas públicas estaduais de ensino mé- dio no estado de Goiás. In: OLIVEIRA, Ian Caetano de; SILVA, Victor Hugo Viegas de Freitas (Orgs.). Estado de exceção escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura, 2016. p. 71-84.

Downloads

Publicado

31-05-2019

Edição

Seção

Artigos