O ensino de geografia e história a partir do recurso didático multimodal “Uma história feudal”

Autores

  • Augusto Russini Universidade Franciscana
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a elaboração do recurso didático multimodal intitulado “Uma História Feudal”, elaborado a partir da escuta de professores de Geografia e História dos anos finais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS, em consonância com as Orientações Curriculares destes componentes curriculares. O produto é uma mídia para escolares do Ensino Fundamental cujo objetivo é despertar a atenção para a Idade Média e as características geográficas (localização Europa, climas, relevo) e históricas (sociedade, sistema econômico, político e cultural) da época. Trata-se de um vídeo no qual os professores de Geografia e História, se desejarem, poderão de forma conjunta explorar a temática do feudalismo. O recurso didático multimodal não tem por finalidade explorar todos os conceitos sobre o feudalismo, mas sim ser uma ferramenta para qualificar a prática docente e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o resultado esperado é que o professor poderá utilizá-lo de diversas maneiras, como na introdução ao tema feudalismo, no fechamento dos estudos, na reconstrução das aprendizagens dos estudantes ou em atividades de fixação de conteúdo.

Biografia do Autor

  • Augusto Russini, Universidade Franciscana
    Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN). Possui Graduação em História Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário de Maringá/PR (UNICESUMAR), Pós-Graduação em Ensino e Pesquisa em História (UNIFRA) e em Gestão Educacional (Direção, Coordenação e Supervisão) pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Experiencia na docência de História e na Gestão Escolar tendo atuado como Diretor Administrativo e Pedagógico em escolas da Rede Privada de Ensino. Atualmente exerce a função de professor de História no Colégio Fundação Bradesco em Gravataí (RS).
  • Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana
    Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta no Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Franciscano e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio do Instituto São José de Santa Maria. Publicou o livro "História do pensamento geográfico" destinado aos alunos da graduação em Geografia. Membro da comissão editorial da Revista Disciplinarium Scientia, Série Humanas (UNIFRA). Membro da comissão avaliadora da Revista Ensino & Pesquisa (UFSM) e da Revista Ciência & Natura (UFSM). Orienta trabalhos de pesquisa e de extensão, com ênfase nos seguintes temas: geografia, turismo, ensino, antropologia, história natural e educação ambiental. No Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UNIFRA) integra a Linha de Pesquisa Ensino e práticas docentes.

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Publicado

31-05-2019

Edição

Seção

Artigos