O ensino de geografia e história a partir do recurso didático multimodal “Uma história feudal”
Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a elaboração do recurso didático multimodal intitulado “Uma História Feudal”, elaborado a partir da escuta de professores de Geografia e História dos anos finais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, RS, em consonância com as Orientações Curriculares destes componentes curriculares. O produto é uma mídia para escolares do Ensino Fundamental cujo objetivo é despertar a atenção para a Idade Média e as características geográficas (localização Europa, climas, relevo) e históricas (sociedade, sistema econômico, político e cultural) da época. Trata-se de um vídeo no qual os professores de Geografia e História, se desejarem, poderão de forma conjunta explorar a temática do feudalismo. O recurso didático multimodal não tem por finalidade explorar todos os conceitos sobre o feudalismo, mas sim ser uma ferramenta para qualificar a prática docente e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o resultado esperado é que o professor poderá utilizá-lo de diversas maneiras, como na introdução ao tema feudalismo, no fechamento dos estudos, na reconstrução das aprendizagens dos estudantes ou em atividades de fixação de conteúdo.
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