As contribuições da formação continuada na prática docente dos professores de Matemática do ensino fundamental anos finais
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.30949Palavras-chave:
Formação continuada; Educação matemática; Avaliação diagnósticaResumo
Para este estudo de caso, compuseram a amostra três gráficos gerados pela avaliação diagnóstica da rede PMVV, pelos quais a análise dos resultados permitiu identificar a necessidade de manter os mesmos descritores nas avaliações diagnósticas de 2017, 2018 e 2019, comparando os avanços paulatinamente, bem como dois questionários direcionados ao professor-formador e aos professores-formandos, que serviram como instrumentos de pesquisa na identificação de como ocorre a apropriação e transposição da metodologia aprendida na formação continuada e sua aplicação na sala de aula. A Formação Continuada, conforme estabelecido na Lei de nº 9.394/1996, vem atender a necessidade de atualização profissional do professor, ocorrendo durante o horário de trabalho e de forma remunerada. Um mural colaborativo virtual foi disponibilizado aos professores dessa rede de educação para a socialização dessas boas práticas que contribuíram para a superação dos descritores defasados.
Palavras-chave: Formação continuada. Educação matemática. Avaliação diagnóstica.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular: Competências gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências, Brasília: MEC, SEB; Inep, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, SEB; Inep, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.
BICUDO, M. A. V. O Pré-Predicativo na construção do conhecimento geométrico. In: Maria Aparecida V. Bicudo; Marcelo de Carvalho Borba. (Org.). Educação Matemática - pesquisa em movimento. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2004, p. 77-91.
CALISTRO, Ariane. O Lúdico e a matemática no ensino fundamental. Curitiba, Paraná: unidade didática – cadernos PDE, volume II, 2016. Disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_mat_ufpr_arianecalistro.pdf. Acesso em: 02 março; 2023.
CRISTOVÃO, Henrique Monteiro. Minicurso: construção de jogos educativos com Klik e Play. Vitória, ES. Workshop em informática educativa – Departamento de informática - UFES, 1998.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.M.; OLIVEIRA, V. M. A Formação continuada de professores: saberes resinificados e práticas docentes transformadas. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, set./dez. 2018.
INDALÉCIO, Anderson Bençal; CAMPOS, Douglas Aparecido de. Reflexões sobre o educar em um mundo nativo digital. Votuporanga/SP. Fundação Educacional de Votuporanga, 2016.
Laboratório de redes em humanidades digitais (LarHud), da Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Padlet. 26 jun. 2018. Disponível em:http://www.larhud.ibict.br/index.php? title=Padlet. Acesso em: 16 fev. 2023.
MEDEIROS, Daniela S. Mendes. A avaliação diagnóstica da Secretaria da Educação do Estado de Goiás [manuscrito]: das intenções às ações. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Goiás, 2014.
ONUCHIC, L.R.; ALLEVATO, N. S. G... Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Revista Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em:https://www.redalyc.org/pdf/2912/291223514005.pdf. Acesso em: 02 março. 2023.
SILVA, Circe Mary Silva da (editor); MENEZES, Josinalva Estácio. Sobre as Recreações matemáticas ou jogos de estratégia: lendas e fragmentos. Vitória, ES. Anais – III Seminário nacional de história da matemática, p. 505-5017, 1999.
SILVA, Joccitel Dias da; CESANA, Andressa (orgs.). Matemática no Espírito Santo: história, formação de professores e aplicações. Serra: Editora Milfontes, 2019.
SOARES, Luís Havelange. Aprendizagem significativa na educação matemática: uma proposta para a aprendizagem de geometria básica. Dissertação (Mestrado) – UFPB/CE - João Pessoa, 2008.
VILA VELHA. Lei Complementar n° 19, de 04 de novembro de 2011. Institui o Estatuto do Magistério Público Municipal de Vila Velha e dá outras providências. Vila Velha - ES, 2011.
VILA VELHA. Lei nº 5.629, de 24 de junho de 2015. Aprova o plano municipal de educação - PME e dá outras providências. Vila Velha - ES, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ozéas Teixeira Neves, Pablo Ornelas Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.