Metodologias variadas no ensino de ciências: um estudo com professores do município de Ibitirama – ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.31837

Resumo

Este trabalho objetivou analisar a utilização de metodologias variadas no ensino de Ciências das escolas do município de Ibitirama pelos docentes que lecionam no Ensino Fundamental dos Anos Finais. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e exploratória, foi conduzida por meio de questionário, composto de questões de múltipla escolha. A partir do estudo realizado, identificou-se certa variação no uso dos recursos metodológicos utilizados no ensino de Ciências. Dada variação deve-se aos recursos disponíveis para uso nas escolas onde atuam e à necessidade de utilização de diferentes propostas didáticas. Desta forma, o presente estudo propõe a diversificação das aulas mediante a grande quantidade de fontes que o ensino de Ciências dispõe.

Palavras-chave: Metodologias Variadas. Ensino de Ciências. Professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Augusto Polastreli Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus Alegre

Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) - UFES (Campus Alegre). Gestor Escolar EMEF "Santa Lúzia" - Conceição do Castelo/ES. Professor Orientador de TCC do Curso de Especialização Lato Sensu - Ciência é 10 - (UFES). Coordenador de Professores Mediadores do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) - (IFES). Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor de Geografia EEEFM Professora Aldy Soares Merçon Vargas - Conceição do Castelo/ES. Graduado em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia. Pós-Graduado em Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Educação em Direitos Humanos; Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para a Formação de Professores; Design Educacional; Educação e Gestão Ambiental; Ensino Religioso; Geografia e Meio Ambiente; e, Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ensino de Geografia, Espaços Não-Formais de Educação, Tecnologias Educacionais, Educação à Distância, Currículo e Formação de Professores.

Pedro José Garcia Júnior

Professor da Educação Básica de Venda Nova do Imigrante/ES. Graduado em Ciências Biológicas e Pedagogia. Pós-Graduado em Prática e processos educativos; Educação ambiental; Arte; Design Educacional; e, Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para a Formação de Professores. Pós-Graduando no Curso de Especialização Ciência é 10! (UFES/CAPES). Atuando como professor da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil "Antônio Roberto Feitosa" em Venda Nova do Imigrante/ES.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos