A utilização do jogo cartas matemáticas nas aulas de matemática

Autores

  • Fabiana Torres Basoni Gomes Faculdade Vale do Cricaré
  • Edmar Reis Thiengo Faculdade Vale do Cricaré

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, a qual se analisou a utilização do jogo “Cartas matemáticas” nas aulas de matemática do ensino fundamental I, discutindo-se as contribuições do jogo para as práticas de ensino e aprendizagem de números inteiros, no sentido de tornar tal conteúdo mais acessíveis no que diz respeito ao contato e a interação que crianças e adolescentes podem ter com os jogos, mostrando como os jogos surgiram por meio do contato com as disciplinas, as diversas formas de didáticas aplicáveis aos materiais, dando subsídios e opiniões sobre recreação como forma de introdução do conteúdo. A metodologia utilizada foi realizada através da aplicação de um jogo matemático, como estratégia desencadeadora do processo de ensino aprendizagem, enfatizando a resolução de problemas. O jogo que foi utilizado foi “Cartas matemáticas”, o qual toma como foco um dos principais temas que envolvem a Matemática e a prática educativa, que é o método de resolução de problemas para o ensino de números Inteiros dentro das turmas do 7º ano. Após concluir a pesquisa ficou evidente que os jogos são importantes na escola, mas antes disso são importantes para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Torres Basoni Gomes, Faculdade Vale do Cricaré

Formada no curso de Matemática pela Instituição: Centro Universitário São Camilo (ano de 2005) , Pós Graduada no Curso de Matemática pela Faculdade Integradas de Jacarepaguá (ano de 2006), Pós Graduada no Curso de educação Especial pela Faculdade da Serra- FASE ( ano de 2008), Pós Graduada no Curso de psicopedagogia pela Faculdade da Serra – FASE ( ano de 2009) , Formada no Curso de Física pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (ano de 2012) – Formada no Curso de Pedagogia pela Faculdade INET – Instituto de Educação e Tecnologia ( ano 2013) , Mestra em Ciências e Tecnologia da Educação pela Faculdade do Vale do Cricaré (ano de 2019). Atualmente trabalho como professora na Escola: EMEIF “Vilmo Ornelas Sarlo” da rede Municipal no município de Presidente Kennedy.

Edmar Reis Thiengo, Faculdade Vale do Cricaré

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo, mesmo programa em que cursou seu mestrado, no qual desenvolveu pesquisas na área de História da Matemática. Professor titular do mestrado em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espirito Santo – Vitória/ES, vinculado ainda ao curso de licenciatura em Matemática da mesma instituição. Líder do Grupo de pesquisa Educação, História e Diversidades. Desenvolve pesquisas analisando e discutindo aspectos relacionados á Educação Matemática e à História da Matematica bem como seus reflexos nas práticas dos professores.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos