A utilização do jogo cartas matemáticas nas aulas de matemática
Resumo
Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, a qual se analisou a utilização do jogo “Cartas matemáticas” nas aulas de matemática do ensino fundamental I, discutindo-se as contribuições do jogo para as práticas de ensino e aprendizagem de números inteiros, no sentido de tornar tal conteúdo mais acessíveis no que diz respeito ao contato e a interação que crianças e adolescentes podem ter com os jogos, mostrando como os jogos surgiram por meio do contato com as disciplinas, as diversas formas de didáticas aplicáveis aos materiais, dando subsídios e opiniões sobre recreação como forma de introdução do conteúdo. A metodologia utilizada foi realizada através da aplicação de um jogo matemático, como estratégia desencadeadora do processo de ensino aprendizagem, enfatizando a resolução de problemas. O jogo que foi utilizado foi “Cartas matemáticas”, o qual toma como foco um dos principais temas que envolvem a Matemática e a prática educativa, que é o método de resolução de problemas para o ensino de números Inteiros dentro das turmas do 7º ano. Após concluir a pesquisa ficou evidente que os jogos são importantes na escola, mas antes disso são importantes para a vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.