Aprendendo ondulatória a partir do violão
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32001Resumo
Este artigo relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma proposta de ensino de ondulatória utilizando-se música, tendo como guia a teoria pedagógica de Paulo Freire. Durantes as atividades, procurou-se relacionar a música e em especial o instrumento musical violão, com os princípios e conceitos da física relacionados a ondas e a acústica. Desta forma, procurou-se através da música contextualizar o ensino com aspectos culturais do cotidiano dos alunos dentro de um contexto freiriano. Esta proposta é fruto das atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do subprojeto da XXXXXXXXXXX do ano de 2019 e foi realizada em 5 encontros com duas turmas do segundo ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) XXXXXXXXXXX, no município de Vila Velha – ES. Os encontros foram realizados de forma dialogada sempre explorando os conhecimentos prévios dos alunos e priorizando os conceitos físicos. Ao final da intervenção, foi possível constatar que a abordagem conceitual, utilizando a música como tema, despertou considerável interesse dos alunos pela disciplina.
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