A Pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto em Linhares-ES

Autores

  • Joana Lúcia Alexandre Freitas FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES-FACELI

Resumo

Há décadas a educação brasileira sucumbe perante a escassez de investimentos. Refletir sobre os impactos do COVID-19 na educação pode auxiliar no reconhecimento dos desafios enfrentados pela comunidade escolar e nos possíveis caminhos para superá-los. Portanto, realizou-se uma pesquisa de campo com 213 professores da rede municipal de Linhares-ES para analisar como ocorreu o processo de Ensino Remoto durante a pandemia. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa à luz dos estudos teóricos sobre aprendizagem. Dentre os resultados destacam-se a falta de planejamento vindouro e a ausência de confiabilidade no Ensino Remoto. As discussões estabelecem reflexões sobre a importância de planejar práticas pedagógicas com Metodologias Ativas que atendem aos anseios dos estudantes do século XXI, pós- pandemia.

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Biografia do Autor

Joana Lúcia Alexandre Freitas, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES-FACELI

Possui graduação em Química pela Universidade Metropolitana de Santos(2012), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá(2006), especialização em ARTE NA EDUCAÇÃO pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia(2009), especialização em Pós - graduação lato sensu em Anos Iniciais do Ens pela Universidade de Cuiabá(2007), mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo(2015) e aperfeicoamento em ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC- TECNOLOGIAS DE pela Secretaria de Estado da Educação - Espírito Santo(2010). Atualmente é PROFESSOR da Prefeitura Municipal de Linhares e Regente de classe Efetivo, curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Tem experiência na área de Biologia Geral. Atuando principalmente nos seguintes temas:Tecnologia, Neurociências, Histologia, Ludicidade, Andragogia, Práticas de Ensino, Educação Ambiental e Cultura Afrobrasileira. 

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos