Experiências de escrita e escuta literária na cosmologia indígena com crianças em diferentes contextos culturais
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32992Resumo
Trata este texto de um estudo direcionado às culturas das cosmologias indígenas na referência de duas diferentes culturas de infâncias. A primeira constituída com crianças da etnia indígena Pataxó da Comunidade Indígena Pé do Monte, Monte Pascoal, BA; a segunda com crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil, do município de Serra, ES. No verte da pesquisa com crianças Pataxó, o objetivo foi conhecer as suas cosmovisões nos conhecimentos de origens. O outro objeto de discussão foi tecido a partir de exercícios pedagógicos com uma literatura indígena de infância que foi produzida a partir do primeiro estudo. Nesta circularidade, este estudo analisa os dois campos de conhecimentos constituídos em exercício multifacetado, compondo a narrativa etnográfica destes processos. Os conhecimentos abordados das produções culturais constituíram uma pesquisa qualitativa com crianças, na qual foram analisadas as suas narrativas de conhecimentos cosmológicos na referência dos povos nativos nos episódios interativos culturais nas escolas de educação indígena e na educação formal. As discussões estão ancoradas nos estudos culturais de alguns autores indígenas e na sociologia da infância, que reconhece a criança como sujeito social ativo e provedores de culturas. O texto enfatiza o reconhecimento e a valorização das diferenças étnicas arroladas pelo contributo literário nos dois lócus de pesquisa. O que subjaz a discussão é a desconstrução dos processos de opressões coloniais tecendo estigmas de violação das populações indígenas que ainda permanecem no imaginário dos que pensam o mundo especificamente eurocentrado.
Palavras-chave: Cultura indígena. Educação escolar indígena/formal. Infâncias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.