A disciplina positiva como método no desafio de educar sem violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.33606

Palavras-chave:

Desenvolvimento psicológico, Disciplina positiva, Educação familiar, Infância, Não-violência

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de responder se a disciplina positiva é uma alternativa eficaz na educação sem violência.  A pesquisa foi de abordagem qualitativa e o tipo de estudo bibliográfico. A disciplina positiva afirma que para ocorrer um neurodesenvolvimento saudável é necessário que haja um equilíbrio entre permissividade e rigidez e controle. Assim as crianças tem a oportunidade de desenvolvimento na vida social e construção da sua formação de caráter e isso se dá dentro de um ambiente onde se obtém gentileza, firmeza, respeito e dignidade. Pressupõe que a maioria dos pais deseja para seus filhos qualidades essenciais para que sejam adultos responsáveis e bem desenvolvidos emocionalmente. Apesar de ter sido encontrado que é convincente o uso de punições e violência para solucionar o mau comportamento, esse tipo de prática forma adultos inseguros e infelizes e não possui benefícios a longo prazo.

Biografia do Autor

  • Mariana Souque Soares, Universidade Franciscana

    Acadêmica de Psicologia. Universidade Franciscana, Brasil

     

  • Rudielly Moraes Machado Marques, Universidade Franciscana

    Acadêmica do curso de Psicologia.

    Universidade Franciscana, Brasil

  • Letícia Soares, Universidade Franciscana

    Acadêmica do curso de Psicologia

  • Janaína Pereira Pretto Carlesso, Universidade Franciscana

    Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM. Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos