A disciplina positiva como método no desafio de educar sem violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.33606

Palavras-chave:

Desenvolvimento psicológico, Disciplina positiva, Educação familiar, Infância, Não-violência

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de responder se a disciplina positiva é uma alternativa eficaz na educação sem violência.  A pesquisa foi de abordagem qualitativa e o tipo de estudo bibliográfico. A disciplina positiva afirma que para ocorrer um neurodesenvolvimento saudável é necessário que haja um equilíbrio entre permissividade e rigidez e controle. Assim as crianças tem a oportunidade de desenvolvimento na vida social e construção da sua formação de caráter e isso se dá dentro de um ambiente onde se obtém gentileza, firmeza, respeito e dignidade. Pressupõe que a maioria dos pais deseja para seus filhos qualidades essenciais para que sejam adultos responsáveis e bem desenvolvidos emocionalmente. Apesar de ter sido encontrado que é convincente o uso de punições e violência para solucionar o mau comportamento, esse tipo de prática forma adultos inseguros e infelizes e não possui benefícios a longo prazo.

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Biografia do Autor

Mariana Souque Soares, Universidade Franciscana

Acadêmica de Psicologia. Universidade Franciscana, Brasil

 

Rudielly Moraes Machado Marques, Universidade Franciscana

Acadêmica do curso de Psicologia.

Universidade Franciscana, Brasil

Letícia Soares, Universidade Franciscana

Acadêmica do curso de Psicologia

Janaína Pereira Pretto Carlesso, Universidade Franciscana

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde UFSM. Docente do curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN)

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Artigos