Origami como material manipulativo

investigando possibilidades para ensinar geometria para um aluno de terceiro ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafaela dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberta dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.34157

Resumo

Neste trabalho investigamos o uso do origami como um recurso didático na disciplina de matemática. A pesquisa foi desenvolvida para propor atividades a serem realizadas em uma escola de Ensino Fundamental, em uma turma do 3º ano, no Município de São Mateus, porém no contexto atual de transmissão acelerada do vírus da Covid-19, o estudo foi feito com apenas um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da referida cidade. Dessa forma, abordamos a possibilidade de o origami ser um recurso que auxilie nas aulas de geometria e contribua para aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso qualitativo cujos instrumentos para a coleta de dados foram observações e gravações de áudios nas aulas. O estudo tem como base as contribuições teóricas de Sheng et al. , Giraffa e Rancan , Duarte  dentre outros, que discutem práticas pedagógicas nas aulas de matemática. Os resultados da pesquisa, mostram que as dobraduras contribuem para a aprendizagem  de noções básicas de geometria. 

Biografia do Autor

  • Rafaela dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Estudante do curso de Pedagogia

  • Roberta dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Estudante do curso de Licenciatura em Matemática

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Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Artigos