Origami como material manipulativo

investigando possibilidades para ensinar geometria para um aluno de terceiro ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafaela dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberta dos Santos Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.34157

Resumo

Neste trabalho investigamos o uso do origami como um recurso didático na disciplina de matemática. A pesquisa foi desenvolvida para propor atividades a serem realizadas em uma escola de Ensino Fundamental, em uma turma do 3º ano, no Município de São Mateus, porém no contexto atual de transmissão acelerada do vírus da Covid-19, o estudo foi feito com apenas um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da referida cidade. Dessa forma, abordamos a possibilidade de o origami ser um recurso que auxilie nas aulas de geometria e contribua para aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso qualitativo cujos instrumentos para a coleta de dados foram observações e gravações de áudios nas aulas. O estudo tem como base as contribuições teóricas de Sheng et al. , Giraffa e Rancan , Duarte  dentre outros, que discutem práticas pedagógicas nas aulas de matemática. Os resultados da pesquisa, mostram que as dobraduras contribuem para a aprendizagem  de noções básicas de geometria. 

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Biografia do Autor

Rafaela dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de Pedagogia

Roberta dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática

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Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Artigos