Origami como material manipulativo
investigando possibilidades para ensinar geometria para um aluno de terceiro ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.34157Resumo
Neste trabalho investigamos o uso do origami como um recurso didático na disciplina de matemática. A pesquisa foi desenvolvida para propor atividades a serem realizadas em uma escola de Ensino Fundamental, em uma turma do 3º ano, no Município de São Mateus, porém no contexto atual de transmissão acelerada do vírus da Covid-19, o estudo foi feito com apenas um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da referida cidade. Dessa forma, abordamos a possibilidade de o origami ser um recurso que auxilie nas aulas de geometria e contribua para aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso qualitativo cujos instrumentos para a coleta de dados foram observações e gravações de áudios nas aulas. O estudo tem como base as contribuições teóricas de Sheng et al. , Giraffa e Rancan , Duarte dentre outros, que discutem práticas pedagógicas nas aulas de matemática. Os resultados da pesquisa, mostram que as dobraduras contribuem para a aprendizagem de noções básicas de geometria.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.