Heróis em Quadrinhos

radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar em um subprojeto PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.34926

Palavras-chave:

interdisciplinaridade; histórias em quadrinhos; PIBID; radioatividade.

Resumo

Neste trabalho investigam-se as atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar, através de Histórias em Quadrinhos (HQs) sobre radioatividade, para compreender se seu uso favoreceu a discussão, de forma integrada, dos conhecimentos químicos e físicos propostos. Investigam-se também as formas de contribuição das atividades realizadas na disciplina eletiva “Heróis em quadrinhos: leituras interdisciplinares” para a apropriação dos saberes científicos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos. A investigação foi desenvolvida no âmbito do subprojeto PIBID Interdisciplinar de uma universidade pública do sul do Brasil, o qual reúne bolsistas de Biologia, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Química. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo investigação-ação. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos: a criação de um super-herói ou heroína e a construção de uma HQ. Os resultados indicam que o trabalho interdisciplinar com as HQs favoreceu a discussão integrada dos conhecimentos físicos e químicos relativos à temática radiações e possibilitou o estabelecimento de relações afim de facilitar a apropriação e o contato inicial com o conhecimento científico. O trabalho com as HQs promoveu o desenvolvimento de habilidades dos alunos e se mostrou uma ótima estratégia para a introdução de temas científicos. Porém observou-se que para apropriação do tema radioatividade seriam necessários mais tempo e acúmulo de saberes disciplinares.

Neste trabalho investigam-se as atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar, através de Histórias em Quadrinhos (HQs) sobre radioatividade, para compreender se seu uso favoreceu a discussão, de forma integrada, dos conhecimentos químicos e físicos propostos. Investigam-se também as formas de contribuição das atividades realizadas na disciplina eletiva “Heróis em quadrinhos: leituras interdisciplinares” para a apropriação dos saberes científicos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos. A investigação foi desenvolvida no âmbito do subprojeto PIBID Interdisciplinar de uma universidade pública do sul do Brasil, o qual reúne bolsistas de Biologia, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Química. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo investigação-ação. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos: a criação de um super-herói ou heroína e a construção de uma HQ. Os resultados indicam que o trabalho interdisciplinar com as HQs favoreceu a discussão integrada dos conhecimentos físicos e químicos relativos à temática radiações e possibilitou o estabelecimento de relações afim de facilitar a apropriação e o contato inicial com o conhecimento científico. O trabalho com as HQs promoveu o desenvolvimento de habilidades dos alunos e se mostrou uma ótima estratégia para a introdução de temas científicos. Porém observou-se que para apropriação do tema radioatividade seriam necessários mais tempo e acúmulo de saberes disciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Razzolini Ramires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016/1), no qual possui a distinção de aluna destaque do Curso de Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase em Química - práticas Interdisciplinares, atuou como bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) nos subprojetos Química e Interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS (Intervale). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Química e Interdisciplinaridade.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 10 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC; Semtec, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN+ Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (SEB), Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC; CNE; CEB, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. 2018. 545 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 jan. 2022.

CAGNIN, A. L. Os Quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial - linguagem e semiótica.1. ed. São Paulo: Criativo, 2014.

CANDIOTTO, L. Z. P. Interdisciplinaridade em estudo do meio e trabalhos de campo: uma prática possível. Olhares & trilhas, v. 2, n. 1, p. 33-46, 2001.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2007.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 154 p.

ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. Educar em Revista, Curitiba, n. 16, p. 181-191, 2000.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LIMA, R. da S.; PIMENTEL, L. C. F.; AFONSO, J. C. O despertar da radioatividade ao alvorecer do Século XX. Química Nova na Escola, v. 33, n. 2, p. 93-99, 2011.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.

MERÇON, F.; QUADRAT, S. V. A radioatividade e a história do tempo presente. Química Nova na Escola, n. 19, p. 27-30, 2004.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. O Ensino de ciências nas salas de aula: estabelecendo relações. In: CARRETERO, M.; CASTORINA, J. A. (Org.). Desenvolvimento cognitivo e educação: processos do conhecimento e conteúdos específicos. Porto Alegre: Penso, 2014. Cap. 12, p. 268-294.

MOYA, A. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1977.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

POMBO, O. A interdisciplinaridade: conceito, problemas e perspectivas. In: POMBO, O.; LEVY, T.; GUIMARÃES, H. (Org.). A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa: Texto, 1994.

POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008.

RAMIRES, J. R. Heróis em quadrinhos: a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS. 2016. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148452>. Acesso em 27 jan. 2022.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VERGUEIRO, W.; VILELA, T. (Orgs.) Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014. Cap. 1, p. 7-29.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2015.

WARTHA, J. E.; REZENDE, B. D. Os níveis de representação no ensino de química e as categorias da semiótica de Peirce. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 275-290, 2011.

Downloads

Publicado

26-12-2022