Teatro/educação, metalinguagem e violência
A re-harmonização da percepção na construção da dramaturgia de uma peça de terror com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36203Resumo
O artigo presente faz uma breve análise sobre a minha pesquisa de mestrado em artes cênicas, desenvolvida de 2018 a 2020, focando em um processo educacional com adolescentes de escola pública, na re-harmonização da percepção e construção da dramaturgia de uma peça de terror sobre a violência a partir de diferentes perspectivas. Nesse artigo, eu discuto sobre a importância do ensino de teatro nas escolas, através da pedagogia da educação não formal, mobilizando conhecimentos sobre o corpo, condicionamentos sociais e expressividade, assim como analiso a dramaturgia criada, abrindo questões sobre a metalinguagem tanto quanto uma forma de disponibilizar conhecimentos linguísticos quanto como um efeito de distanciamento emocional a fim de gerar criticidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.