Teatro/educação, metalinguagem e violência

A re-harmonização da percepção na construção da dramaturgia de uma peça de terror com adolescentes

Autores

  • Nilson Borges da Rocha Júnior Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36203

Resumo

O artigo presente faz uma breve análise sobre a minha pesquisa de mestrado em artes cênicas, desenvolvida de 2018 a 2020, focando em um processo educacional com adolescentes de escola pública, na re-harmonização da percepção e construção da dramaturgia de uma peça de terror sobre a violência a partir de diferentes perspectivas. Nesse artigo, eu discuto sobre a importância do ensino de teatro nas escolas, através da pedagogia da educação não formal, mobilizando conhecimentos sobre o corpo, condicionamentos sociais e expressividade, assim como analiso a dramaturgia criada, abrindo questões sobre a metalinguagem tanto quanto uma forma de disponibilizar conhecimentos linguísticos quanto como um efeito de distanciamento emocional a fim de gerar criticidade social.

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Biografia do Autor

Nilson Borges da Rocha Júnior, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação no curso de Licenciatura em Teatro (2018) e mestrado em artes cênicas (2020) na linha de pesquisa de Tradições, Contemporaneidades e Pedagogias da Cena, ambas pela Universidade Federal da Bahia. Também é ator, tendo sido integrante da Cia Baiana de Patifaria de 2002 a 2014 e premiado na categoria Ator Revelação, pelo Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos/SP (2000) no Grupo Dimenti. O endereço virtual para acessar o currículo lattes é http://lattes.cnpq.br/6072316558190131.

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Publicado

19-11-2021