Teatro/educação, metalinguagem e violência

A re-harmonização da percepção na construção da dramaturgia de uma peça de terror com adolescentes

Auteurs

  • Nilson Borges da Rocha Júnior Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36203

Résumé

O artigo presente faz uma breve análise sobre a minha pesquisa de mestrado em artes cênicas, desenvolvida de 2018 a 2020, focando em um processo educacional com adolescentes de escola pública, na re-harmonização da percepção e construção da dramaturgia de uma peça de terror sobre a violência a partir de diferentes perspectivas. Nesse artigo, eu discuto sobre a importância do ensino de teatro nas escolas, através da pedagogia da educação não formal, mobilizando conhecimentos sobre o corpo, condicionamentos sociais e expressividade, assim como analiso a dramaturgia criada, abrindo questões sobre a metalinguagem tanto quanto uma forma de disponibilizar conhecimentos linguísticos quanto como um efeito de distanciamento emocional a fim de gerar criticidade social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Nilson Borges da Rocha Júnior, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação no curso de Licenciatura em Teatro (2018) e mestrado em artes cênicas (2020) na linha de pesquisa de Tradições, Contemporaneidades e Pedagogias da Cena, ambas pela Universidade Federal da Bahia. Também é ator, tendo sido integrante da Cia Baiana de Patifaria de 2002 a 2014 e premiado na categoria Ator Revelação, pelo Festival Internacional de Teatro de São José dos Campos/SP (2000) no Grupo Dimenti. O endereço virtual para acessar o currículo lattes é http://lattes.cnpq.br/6072316558190131.

Téléchargements

Publiée

19-11-2021