Fotossíntese, cresço melhor no sol ou na sombra?

Uma atividade investigativa para o processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos no ensino médio noturno no município de Porto Seguro – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36630

Palavras-chave:

Ensino de Botânica; Ensino por investigação; Experimento

Resumo

Percebe-se que o ensino tradicional de biologia tem desmotivado o engajamento dos alunos. A fotossíntese é um tema complexo que envolve processos bioquímicos de difícil aprendizagem. Como estratégias de intervenção propõe-se a utilização de atividades investigativas por meio de um problema experimental. Tem a finalidade melhorar o entendimento do processo da fotossíntese e reconhecer a importância da luz nos vegetais. Será utilizado o experimento “Influência da luz sobre a fotossíntese”. Espera- se que os alunos aos participarem do processo de plantio, manutenção, observação e pesquisa possam compreender a importância da fotossíntese no desenvolvimento plantas e reconhecer a influência da luz nos vegetais. É importante incentivar o engajamento dos alunos para desenvolver reflexões ativas que possa contribuir na construção de uma aprendizagem que tenha mais significado para o aluno. Atividade elaborada para ser trabalhada com os alunos do noturno de turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. É preciso ressignificar, principalmente nos métodos de ensino, para poder dar uma educação de qualidade a esse grupo de pessoas que foram excluídas da escola desde muito jovens e voltam à noite em busca de desenvolvimento pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R. O. Noção de fotossíntese: obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e implicações para a educação em ciência. Candombá - Revista Virtual, v. 1, n. 1, p. 16-32, 2005.

BACICH, L. & MORAN, J. (Orgs). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BASSOLI, F.; RIBEIRO, F.; GEVEGY, R. Atividades práticas investigativas no ensino de ciências: trabalhando a fotossíntese. Ciência em tela, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2014.

BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.3, p.291-313, 2002.

CAVALHEIRO, F. O. Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental. 57 f. Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso - Curso Superior de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2018.

CARVALHO, A. M. P. de et al. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 164, 2013.

FIGUEIREDO, V. B.; AMARAL, P.; OLIVEIRA, A. L. Fotossíntese e o ensino de Biologia por investigação: uma experiência com alunos do Ensino Médio. Encontro Regional de Biologia Sul-EREBIO-SUL, v. 5, p. 2011, 2011.

KAWASAKI, C.S; BIZZO, N. MV. Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências. Química nova na escola, v. 12, n. 11, p. 24-29, 2000.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Edusp. 2008.

LINHARES, S.; GEVANDAZNAJDER, F. Biologia Hoje. 3 ed. São Paulo: Ática. 2016.

LOUREIRO, M. E. Fotossíntese-Parte 3. In: Material didático de apoio à disciplina BVE 270. 2003. Disponível em Acesso em 18.07.2021.

MENEZES, J. T. S. Uma sequência didática investigativa sobre fotossíntese: um relato de experiência de um trabalho com alunos do ensino fundamental. Monografia apresentada ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFMG como parte exigência para obtenção de título de Especialista em Ensino de Ciências por Investigação. Belo Horizonte, 2014.

MOREIRA, C. Fotossíntese. Revista de Ciência Elementar, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2013.

RODRIGUES, E. M. Ensino noturno do 2º grau: o fracasso da escola ou a escola do fracasso. Educação e Realidade, v. 20, n.1, jan/jun, 1995.

SERT, M. A; KERN, K. A. P; COELHO, J. S. Experimento para a observação do efeito da deficiência hídrica em plantas. Arquivos do Mudi, v. 12, n. 1, p. 38-40, 2008.

TOGNI, A. C; CARVALHO, M. J. S. A escola noturna de ensino médio no Brasil. Rev Iberoamericana de Educación, v. 44, p. 61-76, 2007.

ZÔMPERO, A. F; LABURÚ, C. E. Significados de fotossíntese apropriados por alunos do ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa mediada por multimodos de representação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 179-199, 2016.

______. Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 675-684, 2016.

Downloads

Publicado

27-10-2022