Fotossíntese, cresço melhor no sol ou na sombra?

Uma atividade investigativa para o processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos no ensino médio noturno no município de Porto Seguro – BA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36630

Mots-clés :

Ensino de Botânica; Ensino por investigação; Experimento

Résumé

Percebe-se que o ensino tradicional de biologia tem desmotivado o engajamento dos alunos. A fotossíntese é um tema complexo que envolve processos bioquímicos de difícil aprendizagem. Como estratégias de intervenção propõe-se a utilização de atividades investigativas por meio de um problema experimental. Tem a finalidade melhorar o entendimento do processo da fotossíntese e reconhecer a importância da luz nos vegetais. Será utilizado o experimento “Influência da luz sobre a fotossíntese”. Espera- se que os alunos aos participarem do processo de plantio, manutenção, observação e pesquisa possam compreender a importância da fotossíntese no desenvolvimento plantas e reconhecer a influência da luz nos vegetais. É importante incentivar o engajamento dos alunos para desenvolver reflexões ativas que possa contribuir na construção de uma aprendizagem que tenha mais significado para o aluno. Atividade elaborada para ser trabalhada com os alunos do noturno de turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. É preciso ressignificar, principalmente nos métodos de ensino, para poder dar uma educação de qualidade a esse grupo de pessoas que foram excluídas da escola desde muito jovens e voltam à noite em busca de desenvolvimento pessoal e profissional.

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Publiée

27-10-2022