A canção Imagine na prática de letramento multimodal crítico para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37170

Palavras-chave:

Multimodalidade, Letramento multimodal crítico, Canção

Resumo

O presente artigo é baseado em um relato de experiência docente com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Fortaleza-CE. Nosso objetivo foi refletir sobre a prática docente em uma sequência de três aulas virtuais de Língua Inglesa pela Plataforma Google meet em que foram empregados alguns preceitos da multimodalidade para desenvolver o letramento multimodal crítico com os estudantes por meio da canção Imagine. O referencial teórico abrangeu as categorias multimodalidade e letramento multimodal crítico com os seguintes autores: Kress (2010); Callow (2008; 2013); Kress e van Leeuwen (2006); Coelho de Souza (2015); Freire (1992; ([1970] 2014); Ribeiro (2021) e Rojo (2009). O principal resultado alcançado com essas aulas virtuais foi, além do desenvolvimento de uma prática de letramento multimodal crítico, perceber uma maior interação e participação por parte dos(as) alunos(as) durante as aulas mencionadas, o que agregou mais conhecimentos de mundo e de inglês para os discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Soares Pinheiro, Instituto Federal do Ceará

Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE);

Luiz Carlos Bernardino Lopes, SEDUC

Advogado, professor de Inglês da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) e especialista em Direito Penal.

Referências

BEZEMER, Jeff; KRESS, Gunther. Changing text: A social semiotic analysis of textbooks. Designs for Learning. v. 3, n. 1 / 2, p. 10 - 29, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CALLOW, Jon. I see what you mean. In: CALLOW, Jon. The shame of text to come. Sydney: Primary English Teaching Association Australia (PETAA). 2013. p. 3-11.

CALLOW, Jon. Show me: principles for assessing students visual literacy. The Reading Teacher, 6 (18), 2008, p. 616 - 626. Disponível em: <http://facstaff.unca.edu/nruppert/2009/Visual%20Literacy/DigitalLiteracy/Principlesforassessing.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2015.

CLOT, Yves; FAÏTA, Daniel. Gêneros e estilos em análise do trabalho: conceitos e métodos. Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 33 - 60, maio-ago., 2016.

COELHO DE SOUZA, José Peixoto. Letramento literomusical: práticas sociais mediadas por canções. Matraga, Rio de Janeiro, v.22, n.36, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/17054/13932. Acesso em: 18 jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1970] 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GIMENEZ, Telma. Aprendizagem em rede no contexto de programas de formação de professores de línguas. In: CELANI, Maria Antonieta Alba (Org.). Tendências e desafios na formação de professores de línguas no século XXI. Campinas, SP: Pontes, 2016. p. 103 - 121.

GOULART, Cecília Maria Aldigueri. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, v. 9, n. 2, p. 35 - 51, ago./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf>. Acesso em 30 abr. 2018.

JEWITT, Carey. An introduction to multimodality. In: JEWITT, Carey (ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London/New York: Routledge, 2010. p. 14 - 27.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela Bustos. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva social da escrita. 2. ed. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008. p. 15 - 61.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther; JEWITT, Carey; OGBORN, Jon; TSATSARELIS, Charalampos. Multimodal teaching and learning (Advances in Applied Linguistics). London: Continuum, 2001.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 2006.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnould publishers, 2001.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. The critical analysis of newspaper layout. In: BELL, Allan; GARRET, Peter. (ed.). Approaches to Media Discourse. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 1998, p. 186-219.

PINHEIRO, Michelle Soares. Multimodalidade e formação docente: (re)construindo saberes e práticas na escola pública. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Fortaleza-CE, 2020.

PINHEIRO, Michelle Soares. O letramento multimodal crítico: o discurso discente sobre política nas aulas de espanhol. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 19, n. 3, p. 455-476, 2019.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

STREET, Brian Vincent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VAN LEEUWEN, Theo. Multimodality. In: SIMPSON, James. The Routledge Handbook of Applied Linguistics. London and New York: Routledge, 2011. p. 668-682.

VELOSO, Francisco Osvanilson Dourado. Pesquisa em multimodalidade: por uma abordagem sociossemiótica. In: GONÇALVES, Adair Vieira; SILVA, Wagner Rodrigues; GÓIS, Marcos Lúcio de Sousa (Orgs.). Visibilizar a Linguística Aplicada: Abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 155-180.

Downloads

Publicado

18-08-2022