A canção Imagine na prática de letramento multimodal crítico para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino

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DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37170

Mots-clés :

Multimodalidade, Letramento multimodal crítico, Canção

Résumé

O presente artigo é baseado em um relato de experiência docente com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Fortaleza-CE. Nosso objetivo foi refletir sobre a prática docente em uma sequência de três aulas virtuais de Língua Inglesa pela Plataforma Google meet em que foram empregados alguns preceitos da multimodalidade para desenvolver o letramento multimodal crítico com os estudantes por meio da canção Imagine. O referencial teórico abrangeu as categorias multimodalidade e letramento multimodal crítico com os seguintes autores: Kress (2010); Callow (2008; 2013); Kress e van Leeuwen (2006); Coelho de Souza (2015); Freire (1992; ([1970] 2014); Ribeiro (2021) e Rojo (2009). O principal resultado alcançado com essas aulas virtuais foi, além do desenvolvimento de uma prática de letramento multimodal crítico, perceber uma maior interação e participação por parte dos(as) alunos(as) durante as aulas mencionadas, o que agregou mais conhecimentos de mundo e de inglês para os discentes.

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Bibliographies de l'auteur

Michelle Soares Pinheiro, Instituto Federal do Ceará

Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE);

Luiz Carlos Bernardino Lopes, SEDUC

Advogado, professor de Inglês da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) e especialista em Direito Penal.

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Publiée

18-08-2022