Ensino por investigação para o estudo da primeira lei de Newton no ensino fundamental de forma remota através de histórias em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37389

Palavras-chave:

Ensino por Investigação; Sequência de Ensino Investigativa; Leis de Newton.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) pautadas nas Três Leis de Newton podem potencializar o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica (AC) dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para se trabalhar de forma investigativa, foram elaboradas três SEIs, correspondentes a cada uma das Leis de Newton. As SEIs percorreram quatro etapas: problema, sistematização do conhecimento, contextualização social e avaliação. Foram aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), de forma remota, mediada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Classroom. Os dados foram coletados por meio de questionários, roteiros experimentais e produção de histórias em quadrinhos analisados pela análise de conteúdo, e dessa forma buscou identificar os indicadores da AC presentes nas produções dos estudantes. A partir da análise dos dados, foi possível perceber evidências sobre o desenvolvimento dos processos de AC pelos estudantes, levando em consideração os indicadores da AC e o uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas diferentes esferas de sua vida. Diante das respostas dos alunos, destaca-se que o raciocínio lógico esteve em maior evidência, pois tem relação com a compreensão de como as ideias foram desenvolvidas e estão apresentadas. Também se destaca a justificativa e a previsão, tornando as respostas mais seguras e explicitas à afirmação que sucede associado a certos acontecimentos. A partir dos resultados satisfatórios, acredita-se que as SEIs elaboradas potencializam o processo de AC.

Palavras-chave: Ensino por Investigação. Sequência de Ensino Investigativa. Leis de Newton.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Togneri Telles, IFFLUMINENSE

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo (1997) e Licenciado em Física pela UFES (2019), com pós-graduação em Matemática e administração escolar. Tem experiência na área de Matemática, Ciências e Física. Professor da Rede Pública Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul. Concluiu o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, em 18 de dezembro de 2020.

Cassiana Barreto Hygino Machado, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Doutora em Ciências Naturais, com ênfase no Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2015) e Mestra em Ciências Naturais, com ênfase no Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2011). Possui Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2008) e Curso Técnico em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (2004). Foi professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ - Campus Arraial do Cabo. Foi professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cambuci. Atualmente é professora do IFF Campus Avançado São João da Barra e professora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - pólo IFF 

Vantelfo Nunes Garcia, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense(2008) e doutorado em Doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense(2013). Atualmente é Professor do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear. Atuando principalmente nos seguintes temas:Transferencia de neutros, Força de emparelhamento, Modelo de cluster, Modelo de cooredenadas independentes.

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Possui doutorado em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências (2012) e mestrado em Cognição e Linguagem (2006) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduação em Farmácia e especialização em Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989/1991). Atualmente é professora Titular do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) no Instituto Federal Fluminense (IFF). Atuou como professora na Licenciatura em Química e no curso Técnico em Química do IFF. Atuou como Coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do Instituto Federal Fluminense (IFF). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE) do IFF e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Física do IFRJ, atuando principalmente nas áreas de formação de professores e metodologias de ensino.

Referências

BARBOSA, Alessandro Tomaz; FERREIRA, Gustavo Lopes; KATO, Danilo Seithi. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, v. 13, n. 2, p. 379-399. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/albinonunes/disciplinas/pesquisa-em-ensino/investigacao-qualitativa. Acesso em: 27 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Ensino de Ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2018.

ESPÍRITO SANTO, Estado. Currículo Básico da Escola Estadual. Secretaria da Educação, SEDU. 2018. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Curr%C3%ADculo/SEDU_Curric_Basico_Escola_Estadual_(FINAL).pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, FEUSP, São Paulo, 2008.

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

26-12-2022