Ensino por investigação para o estudo da primeira lei de Newton no ensino fundamental de forma remota através de histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37389Palavras-chave:
Ensino por Investigação; Sequência de Ensino Investigativa; Leis de Newton.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como as Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) pautadas nas Três Leis de Newton podem potencializar o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica (AC) dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para se trabalhar de forma investigativa, foram elaboradas três SEIs, correspondentes a cada uma das Leis de Newton. As SEIs percorreram quatro etapas: problema, sistematização do conhecimento, contextualização social e avaliação. Foram aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), de forma remota, mediada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Classroom. Os dados foram coletados por meio de questionários, roteiros experimentais e produção de histórias em quadrinhos analisados pela análise de conteúdo, e dessa forma buscou identificar os indicadores da AC presentes nas produções dos estudantes. A partir da análise dos dados, foi possível perceber evidências sobre o desenvolvimento dos processos de AC pelos estudantes, levando em consideração os indicadores da AC e o uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas diferentes esferas de sua vida. Diante das respostas dos alunos, destaca-se que o raciocínio lógico esteve em maior evidência, pois tem relação com a compreensão de como as ideias foram desenvolvidas e estão apresentadas. Também se destaca a justificativa e a previsão, tornando as respostas mais seguras e explicitas à afirmação que sucede associado a certos acontecimentos. A partir dos resultados satisfatórios, acredita-se que as SEIs elaboradas potencializam o processo de AC.
Palavras-chave: Ensino por Investigação. Sequência de Ensino Investigativa. Leis de Newton.
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