O gênero literário fantasy fiction em sala de aula:

portal para o imaginário do público infanto-juvenil a partir de uma experiência de leitura e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37665

Palavras-chave:

Literatura, Romance de fantasia, A terra dos meninos pelados, (Re)Leitura, Multiletramento

Resumo

O romance de fantasia permite às pessoas o acesso ao(s) mundo(s) do imaginário e, nesse sentido, somos levados a indagar se esse subgênero em prosa não será um meio em potencial para incentivar a leitura entre os jovens. Guiados por tal inquietação, propusemos uma prática de formação de leitores a partir do livro A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos (2010). A atividade, fundamentada em preceitos dos multiletramentos e dos estudos sobre o romance de fantasia, foi estruturada com base na necessidade de se desenvolverem estratégias de leitura e escrita em sala de aula com turmas de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública. Uma das tarefas consistia em escrever uma narrativa dividida em alguns capítulos em que cada aluno deveria fazer relações com a sua realidade e, repentinamente, imaginar um portal transdimensional se abrindo para um mundo surreal. Com essa proposta, fez-se um diálogo entre BNCC (BRASIL, 2018), teoria da leitura e literatura (PETIT, 2008, 2009; ZILBERMAN, 2010), letramento e multiletramento (KLEIMAN, 2005, 2008, 2014; LEMKE, 2010; NASCIMENTO, BEZERRA E HEBERLE, 2011; ROJO, 1999; SOARES, 2002) e teóricos do Romance de fantasia e a literatura fantástica (TODOROV, 1981; VAX, 1965; CAMARANI, 2014).

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Biografia do Autor

Airton Pott, Universidade de Passo Fundo

Doutorando, bolsista CAPES, em Letras pela UPF / RS. Mestre em Letras pela UPF / RS.  Graduado em Letras Espanhol pela UFPEL / RS e em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela UNIJUI / RS. Professor efetivo nas redes públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e do município de Condor / RS, atuando 20 horas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Condor / RS.

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado em Letras - Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, e professora efetiva da rede municipal de ensino de Passo Fundo, atuando na Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, crítica literária, romance, história e leitura.

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo-RS e Graduada em Letras pela mesma universidade. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Desenvolve pesquisas e trabalhos voltados aos Multiletramentos. Atualmente, também exerce a atividade de Secretária da Educação, Cultura e Desportos do município de Sananduva-RS.

Referências

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Publicado

18-08-2022