O gênero literário fantasy fiction em sala de aula:
portal para o imaginário do público infanto-juvenil a partir de uma experiência de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37665Palavras-chave:
Literatura, Romance de fantasia, A terra dos meninos pelados, (Re)Leitura, MultiletramentoResumo
O romance de fantasia permite às pessoas o acesso ao(s) mundo(s) do imaginário e, nesse sentido, somos levados a indagar se esse subgênero em prosa não será um meio em potencial para incentivar a leitura entre os jovens. Guiados por tal inquietação, propusemos uma prática de formação de leitores a partir do livro A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos (2010). A atividade, fundamentada em preceitos dos multiletramentos e dos estudos sobre o romance de fantasia, foi estruturada com base na necessidade de se desenvolverem estratégias de leitura e escrita em sala de aula com turmas de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública. Uma das tarefas consistia em escrever uma narrativa dividida em alguns capítulos em que cada aluno deveria fazer relações com a sua realidade e, repentinamente, imaginar um portal transdimensional se abrindo para um mundo surreal. Com essa proposta, fez-se um diálogo entre BNCC (BRASIL, 2018), teoria da leitura e literatura (PETIT, 2008, 2009; ZILBERMAN, 2010), letramento e multiletramento (KLEIMAN, 2005, 2008, 2014; LEMKE, 2010; NASCIMENTO, BEZERRA E HEBERLE, 2011; ROJO, 1999; SOARES, 2002) e teóricos do Romance de fantasia e a literatura fantástica (TODOROV, 1981; VAX, 1965; CAMARANI, 2014).
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 19 de setembro de 2021.
CAMARANI, Ana Luiza Silva. A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura acadêmica, 2014. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/colecao-letras-n9.pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2021.
KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, n. 9, vol. 2 , p. 72-91, Ago./Dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a06v9n2.pdf Acesso em: 19 de setembro de 2021.
KLEIMAN, Angela B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso. v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/05.pdf Acesso em: 20 de setembro de 2021.
KLEIMAN, Angela B. Preciso "ensinar' o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Ministério da Educação- MEC, UNICAMP, Cefiel, 2005. Disponível em: https://oportuguesdobrasil.files.wordpress.com/2015/02/kleiman-nc3a3o-basta-ensinar-a-ler-e-escrever.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2021.
LEMKE, Jay. Letramento metamidiático: Transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada. vol. 49/2. Campinas, SP: DLA/IEL/UNICAMP, 2010, p. 455-479. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010318132010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 de setembro de 2021.
NASCIMENTO, Roseli Gonçalves do; BEZERRA, Fábio Alexandre Silva; HEBERLE, Viviane Maria. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem e Ensino. v. 14, n. 2, jul./dez. 2011, p. 529-552. Disponível em:
https://tamanini.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Multiletramentos-e-imagens.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2021.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: editora 34, 2009.RAMOS, Graciliano. A terra dos meninos pelados. 39.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Agir, obedecer e as formas de dizer a ação: as interações familiares na construção das ações, da linguagem e do sujeito social. D.E.L.T.A., Vol. 15, N.º 2, 1999, p. 237-267. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/xvXSdn9np49sYpPTXPqnrmw/?lang=pt. Acesso em: 20 de setembro de 2021.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento e cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso em: 20 de setembro de 2021.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução do espanhol para o português por Digital Source. 2. ed., México: Premia editora de livros, 1981. Disponível em: https://lelivros.love/book/baixar-livro-introducao-a-literatura-fantastica-tzvetan-todorov-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/. Acesso em: 18 de setembro de 2021.
VAX, Louis. Arte y literatura fantásticas. Buenos aires, Argentina: Editoria Universitária de Buenos Aires, 1965. Disponível em: https://pdfcookie.com/download/vaxlouis-arte-y-literatura-fantasticas-0256dmnm58l1. Acesso em: 25 de setembro de 2021.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.