Literatura nas Telas:

o uso da ferramenta Google Sites na formação de leitores

Autores

  • Rodrigo Joventino Rodrigues Universidade do Estado do Pará
  • Renilda do Rosário Moreira Rodrigues Bastos Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37949

Palavras-chave:

Literatura, Formação de leitores, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

Resumo

A presente pesquisa se propõe em tecer um diálogo entre a literatura apresentada nas escolas, o processo de formação de leitores e o uso da ferramenta Google Sites no interior da relação de ensino-aprendizagem. Para tal, o trabalho em questão aborda a história das transições que ocorreram entre os primeiros escritos até as telas que cercam o globo. Ainda versa acerca da formação de leitores e o papel docente nesse processo. A pesquisa também se apresenta como um estudo qualitativo e exploratório, já que investiga, através da fala de professores do ensino básico, as dificuldades encontradas para formar leitores, a sua própria relação com a literatura e, por fim, sua familiaridade com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Constatou-se, por meio de entrevistas, que existe a constante necessidade de reinventar o fazer docente, conhecer e dialogar com os novos meios de informação, que cercam a atual geração de alunos, e explorar os suportes tecnológicos na prática de ensino dos educadores. Como produto final, foi criado um site (“Espaço Literatura” – Google Sites) como ferramenta na formação de leitores. Tal produto visa explorar as multimídias disponíveis para a plataforma ao congregar textos literários, textos de apoio, imagens, vídeos, links para outros sites e ainda uma aba específica para a construção conjunta de aluno e professor, e também para socialização e partilha de atividades e produções dos próprios discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Joventino Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Ensino de Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas (PPGELL/UEPA). Especialista em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA-2019). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL-2017) pólo Belém/PA. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2016). Participante do projeto de extensão Griot - Contadores de História, vinculado ao Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (GIPACE/IFPA). Experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção e Revisão de textos.

Renilda do Rosário Moreira Rodrigues Bastos, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Ciências Socias - Antropologia (UFPA). Professora do Departamento de Língua e Literatura (DLLT) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (PPGELL) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

ASCHER, Nelson. Eletrônica e escrita não são excludentes. In: ASCHER, Nelson. Pomos da discórdia. São Paulo: Editora 34, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CORSINO, Patrícia. A tela e a escrita, a escrita e a tela: interações e leituras. In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

CUNHA, Leo. Perdidos e achados no ciberespaço. In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FARES, Josebel Akel. O não lugar das vozes literárias da Amazônia na escola. Revista Cocar. Belém, vol. 7, n. 13, p. 82-90/jan-jul, 2013. Disponível em: < http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/download/244/211 >. Acesso em: 27 de jun. 2021.

MARIA, Luzia de. Leitura e Colheita: livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2002.

MELLO, Thiago de. Canção para os fonemas da alegria. In: Faz escuro, mas eu canto. São Paulo: Global Editora, 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza et al (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

PAES, José Paulo. Convite. In: Poemas para brincar. São Paulo: Ed. Ática, 2008.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela: o que é, hoje, um livro? In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

SILVA, Maurício & COUTO, Rita. Literatura: Como se lê, como se ensina... (Os mediadores de leitura e a promoção da leitura literária). In: LAURITI, Thiago & CHRISTAL, Wendel Cássio (Orgs.). Literatura infantil e juvenil: abordagens múltiplas. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

ZILBERMAN, Regina. A tela e o jogo: onde está o livro? In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Downloads

Publicado

18-08-2022