Literatura nas Telas:

o uso da ferramenta Google Sites na formação de leitores

Auteurs

  • Rodrigo Joventino Rodrigues Universidade do Estado do Pará
  • Renilda do Rosário Moreira Rodrigues Bastos Universidade do Estado do Pará

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37949

Mots-clés :

Literatura, Formação de leitores, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

Résumé

A presente pesquisa se propõe em tecer um diálogo entre a literatura apresentada nas escolas, o processo de formação de leitores e o uso da ferramenta Google Sites no interior da relação de ensino-aprendizagem. Para tal, o trabalho em questão aborda a história das transições que ocorreram entre os primeiros escritos até as telas que cercam o globo. Ainda versa acerca da formação de leitores e o papel docente nesse processo. A pesquisa também se apresenta como um estudo qualitativo e exploratório, já que investiga, através da fala de professores do ensino básico, as dificuldades encontradas para formar leitores, a sua própria relação com a literatura e, por fim, sua familiaridade com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Constatou-se, por meio de entrevistas, que existe a constante necessidade de reinventar o fazer docente, conhecer e dialogar com os novos meios de informação, que cercam a atual geração de alunos, e explorar os suportes tecnológicos na prática de ensino dos educadores. Como produto final, foi criado um site (“Espaço Literatura” – Google Sites) como ferramenta na formação de leitores. Tal produto visa explorar as multimídias disponíveis para a plataforma ao congregar textos literários, textos de apoio, imagens, vídeos, links para outros sites e ainda uma aba específica para a construção conjunta de aluno e professor, e também para socialização e partilha de atividades e produções dos próprios discentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rodrigo Joventino Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Ensino de Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas (PPGELL/UEPA). Especialista em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA-2019). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL-2017) pólo Belém/PA. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2016). Participante do projeto de extensão Griot - Contadores de História, vinculado ao Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (GIPACE/IFPA). Experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção e Revisão de textos.

Renilda do Rosário Moreira Rodrigues Bastos, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Ciências Socias - Antropologia (UFPA). Professora do Departamento de Língua e Literatura (DLLT) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (PPGELL) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Références

ASCHER, Nelson. Eletrônica e escrita não são excludentes. In: ASCHER, Nelson. Pomos da discórdia. São Paulo: Editora 34, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CORSINO, Patrícia. A tela e a escrita, a escrita e a tela: interações e leituras. In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

CUNHA, Leo. Perdidos e achados no ciberespaço. In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FARES, Josebel Akel. O não lugar das vozes literárias da Amazônia na escola. Revista Cocar. Belém, vol. 7, n. 13, p. 82-90/jan-jul, 2013. Disponível em: < http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/download/244/211 >. Acesso em: 27 de jun. 2021.

MARIA, Luzia de. Leitura e Colheita: livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2002.

MELLO, Thiago de. Canção para os fonemas da alegria. In: Faz escuro, mas eu canto. São Paulo: Global Editora, 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza et al (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

PAES, José Paulo. Convite. In: Poemas para brincar. São Paulo: Ed. Ática, 2008.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela: o que é, hoje, um livro? In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

SILVA, Maurício & COUTO, Rita. Literatura: Como se lê, como se ensina... (Os mediadores de leitura e a promoção da leitura literária). In: LAURITI, Thiago & CHRISTAL, Wendel Cássio (Orgs.). Literatura infantil e juvenil: abordagens múltiplas. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

ZILBERMAN, Regina. A tela e o jogo: onde está o livro? In: MARTINS, Aracy Alves et al (org.). Livros & Telas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Téléchargements

Publiée

18-08-2022