Práticas pedagógicas ativas que articulam a educação do campo e o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37992Palavras-chave:
Educação do Campo; Ensino de Ciências; Metodologias Ativas; Práticas Pedagógicas.Resumo
Essa pesquisa traz como objetivo geral articular o Ensino de Ciências e práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas para o contexto das Escolas do Campo da Região da Campanha Gaúcha, e como objetivos específicos: identificar práticas pedagógicas com metodologias ativas que articulam a Educação do Campo e o Ensino de Ciências publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo; realizar o levantamento de temas prioritários para o campo na Região da Campanha Gaúcha e relacionar a adequação de cada tema prioritário com as práticas pedagógicas a partir de suas especificidades. As quatro práticas pedagógicas identificadas na revisão bibliográfica são: Júri simulado, Tempestade cerebral, Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e o uso de Objetos Educacionais. A fim de contextualizar tais práticas com a Região da Campanha Gaúcha foi realizado um levantamento de temas prioritários para o campo por meio de um questionário digital aplicado a estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa. Colaboraram com o levantamento dos temas prioritários 39 participantes. Os resultados da pesquisa contribuem com a divulgação de práticas pedagógicas ativas que articulam Educação do Campo e o Ensino de Ciências.
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