Práticas pedagógicas ativas que articulam a educação do campo e o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37992

Palavras-chave:

Educação do Campo; Ensino de Ciências; Metodologias Ativas; Práticas Pedagógicas.

Resumo

Essa pesquisa traz como objetivo geral articular o Ensino de Ciências e práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas para o contexto das Escolas do Campo da Região da Campanha Gaúcha, e como objetivos específicos: identificar práticas pedagógicas com metodologias ativas que articulam a Educação do Campo e o Ensino de Ciências publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo; realizar o levantamento de temas prioritários para o campo na Região da Campanha Gaúcha e relacionar a adequação de cada tema prioritário com as práticas pedagógicas a partir de suas especificidades. As quatro práticas pedagógicas identificadas na revisão bibliográfica são: Júri simulado, Tempestade cerebral, Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e o uso de Objetos Educacionais. A fim de contextualizar tais práticas com a Região da Campanha Gaúcha foi realizado um levantamento de temas prioritários para o campo por meio de um questionário digital aplicado a estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa. Colaboraram com o levantamento dos temas prioritários 39 participantes. Os resultados da pesquisa contribuem com a divulgação de práticas pedagógicas ativas que articulam Educação do Campo e o Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Daniel Chagas Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Educação do Campo - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito. Integrante do Grupo de Pesquisa COEDUCAR: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores (UNIPAMPA).

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores (UNIPAMPA) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, aprender em ação: ativo e criativo, tecnologias digitais na educação e  educação a distância, produção de material didático digital e metodologias de ensino.

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Publicado

26-12-2022