Práticas pedagógicas ativas que articulam a educação do campo e o ensino de ciências

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37992

Mots-clés :

Educação do Campo; Ensino de Ciências; Metodologias Ativas; Práticas Pedagógicas.

Résumé

Essa pesquisa traz como objetivo geral articular o Ensino de Ciências e práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas para o contexto das Escolas do Campo da Região da Campanha Gaúcha, e como objetivos específicos: identificar práticas pedagógicas com metodologias ativas que articulam a Educação do Campo e o Ensino de Ciências publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo; realizar o levantamento de temas prioritários para o campo na Região da Campanha Gaúcha e relacionar a adequação de cada tema prioritário com as práticas pedagógicas a partir de suas especificidades. As quatro práticas pedagógicas identificadas na revisão bibliográfica são: Júri simulado, Tempestade cerebral, Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e o uso de Objetos Educacionais. A fim de contextualizar tais práticas com a Região da Campanha Gaúcha foi realizado um levantamento de temas prioritários para o campo por meio de um questionário digital aplicado a estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa. Colaboraram com o levantamento dos temas prioritários 39 participantes. Os resultados da pesquisa contribuem com a divulgação de práticas pedagógicas ativas que articulam Educação do Campo e o Ensino de Ciências.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Daniel Chagas Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Educação do Campo - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito. Integrante do Grupo de Pesquisa COEDUCAR: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores (UNIPAMPA).

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores (UNIPAMPA) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, aprender em ação: ativo e criativo, tecnologias digitais na educação e  educação a distância, produção de material didático digital e metodologias de ensino.

Références

BORGES, M. G.; FARIA, J. E. S.; BRICK, E. M. Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e Matemática na Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 3, p. 965-990, 13 dez. 2017.

CALDART, R. S. Elementos para Construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; AZEVEDO de JESUS, S. M. S. (org.) Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo”, 2004.

FORMIGOSA, M. M.; QUARTIERI, M. T.; DEL PINO, J. C.; MARCHI, M. I. Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 3, p. 899-920, 13 dez. 2017.

MOLINA, M. C. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 145-166, jan./mar. 2015. Editora UFPR. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39849. Acesso em: 11 fev. 21.

MOREIRA, M. A.; Abandono da Narrativa, Ensino Centrado no Aluno e Aprender a Aprender Criticamente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.4 n1 p.2-17, Abril 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/issue/view/1164. Acesso em: 19 jan 2021.

SANTOS, G. S.; MOURA, A. C. de O. S de. Práticas Pedagógicas Publicadas na Revista Brasileira de Educação do Campo: articulação do Ensino de Ciências e da Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 22-40, 20 nov. 2020.

SANTOS, S. F. DOS; LEÃO, M. F. Uso de objetos educacionais digitais para ensinar sistemas do corpo humano em uma escola do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 3, p. 861-880, 13 dez. 2017.

SEGURA, E.; KALHIL, J. B.; A Metodologia Ativa como Proposta para o Ensino de Ciências. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, n. 3, p. 89, dez. 2015.

Téléchargements

Publiée

26-12-2022