Possibilidades do aplicativo Virtual Science Lab para o desenvolvimento de uma Experimentação Digital na Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38465

Palavras-chave:

Experimentação digital; Aplicativos; Ensino de Química; Tecnologias Digitais

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e no ensino de Química não é diferente. Tendo em vista as lacunas inerentes à experimentação no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar se há aplicativos que podem ser utilizados em uma Experimentação Digital na Química (EDQ). Para isso, a pesquisa foi realizada em 4 etapas (levantamento de artigos sobre a EDQ; busca na Google play de aplicativos envolvendo a experimentação; seleção e análise dos aplicativos). Os resultados mostram poucos estudos sobre a EDQ na educação básica, além de observarmos que em relação aos aplicativos, apenas o Simulações PhET contemplava os critérios estabelecidos e se relacionava com os pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa.

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Biografia do Autor

Douglas Lopes de Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Química (2022) pelo programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na UFRPE. Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco – IFPE (2016). Professor efetivo da rede Estadual de Pernambuco no componente curricular de Química.

Bruno Silva Leite, UFRPE

Doutor em Química (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Química (2008) e Mestre em Ensino das Ciências (2011) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente da área de Métodos e Técnicas de Ensino do Departamento de Educação da UFRPE, Professor permanente no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e no Programa de Pós-Graduação em Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do grupo de pesquisa LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química).

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Publicado

26-12-2022