Possibilidades do aplicativo Virtual Science Lab para o desenvolvimento de uma Experimentação Digital na Química

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38465

Mots-clés :

Experimentação digital; Aplicativos; Ensino de Química; Tecnologias Digitais

Résumé

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e no ensino de Química não é diferente. Tendo em vista as lacunas inerentes à experimentação no contexto escolar, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar se há aplicativos que podem ser utilizados em uma Experimentação Digital na Química (EDQ). Para isso, a pesquisa foi realizada em 4 etapas (levantamento de artigos sobre a EDQ; busca na Google play de aplicativos envolvendo a experimentação; seleção e análise dos aplicativos). Os resultados mostram poucos estudos sobre a EDQ na educação básica, além de observarmos que em relação aos aplicativos, apenas o Simulações PhET contemplava os critérios estabelecidos e se relacionava com os pilares da Aprendizagem Tecnológica Ativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Douglas Lopes de Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Química (2022) pelo programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) na UFRPE. Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco – IFPE (2016). Professor efetivo da rede Estadual de Pernambuco no componente curricular de Química.

Bruno Silva Leite, UFRPE

Doutor em Química (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Química (2008) e Mestre em Ensino das Ciências (2011) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente da área de Métodos e Técnicas de Ensino do Departamento de Educação da UFRPE, Professor permanente no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e no Programa de Pós-Graduação em Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do grupo de pesquisa LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química).

Références

ALFONSO, C. A. A. Estratégia didáctica para o desenvolvimento das práticas laboratoriais de electromagnetismo. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 486-496, 2019.

BACHELARD, G. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2006.

DOERR, H. M. Experiment, Simulation and Analysis: An integrated Instructional Approach to the Concept of Force. International Journal of Science Education, v. 19, n. 3, p. 265-282, 1997.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7⁰ ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEAL, G. M.; SILVA, D.; DAMACENA, D. H. L; SOUSA, H. G. TIC e Educação em Química: análise das publicações nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química entre 2008 a 2018. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, n. 10, p. 182-200, 2021.

LEITE, B. Aprendizagem tecnológica ativa. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 3, p. 580-609, 2018.

LEITE, B. S. Da aula presencial para a aula virtual: relatos de uma experiência no ensino virtual de Química. Educación Química, v. 31, n. 5, p. 66-72, 2020.

LEITE, B. S. Pesquisas sobre as tecnologias digitais no ensino de química. Debates em Educação, v. 13, n. Esp2, p. 244–269, 2021.

LEITE, B. S. Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação. São Paulo: Livraria da Física, 2022.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

MAIA, C.; MATTAR, J. O ABC da EAD: a educação a distância de hoje. São Paulo: Makron Books, 2007.

MAYER, R. E. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2001.

MAZALLA JÚNIOR, W. Introdução à química. 3ª. ed. Campinas: Átomo, 2006.

MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 77-86, 2002.

PAULA, H. F. Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 75–103, 2017.

REIS, R. S.; LEITE, B. S; LEÃO, M. B. C. Percepções sobre a incorporação das TIC em cursos de licenciatura em Química no Brasil. Revista Debates em Educação, v. 11, n. 23, p. 01-18, 2019.

REIS, R. S.; LEITE, B. S; LEÃO, M. B. C. Apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016). RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, p. 1-10, 2017.

SANTOS, C. E. M.; LEITE, B. S. Construção de um jogo educativo em uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade: o caso do Quizmica - Radioatividade. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 193-202, 2019.

SOUZA, J. I. R.; LEITE, Q. S. S.; LEITE, B. S. Avaliação das dificuldades dos ingressos no curso de licenciatura em Química no sertão pernambucano. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 135-159, 2015.

SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.

VASCONCELOS, F. C. G. C. Considerações de licenciandos em Química sobre o uso de simulações PhET em aulas simuladas. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, 2016.

Téléchargements

Publiée

26-12-2022