O ensino da compreensão leitora

algumas considerações de professores

Autores

  • Róger Sullivan Faleiro Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Kári Lúcia Forneck Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Carolina Taís Werlang Universidade do Vale do Taquari
  • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Juliane da Silva Medeiros Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38694

Palavras-chave:

ensino da leitura; concepções de leitura; formação de professores

Resumo

O presente trabalho busca verificar de que forma professores de Língua Portuguesa entendem o conceito de compreensão leitora e como desenvolvem estratégias de ensino da leitura em sala de aula. A fim de alcançar esse objetivo, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com dois professores de Língua Portuguesa, de uma escola de município do Vale do Taquari - RS, a fim de investigar os seus conhecimentos sobre o conceito de leitura (MORAIS,  2013; LEFFA, 1996; SOLÉ, 2012) e quais práticas consideram efetivas para o ensino dessa habilidade. Os dados gerados pelas entrevistas foram analisados através de uma aproximação da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e foram qualificados em duas categorias, sendo elas: a) concepções de leitura; e b) didática da leitura. Com base no estudo, verificou-se que ainda há desafios a serem transpostos, em especial no que diz respeito à relação entre concepções de compreensão leitora e, em decorrência, de ensino na leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

COLTHEART, Max. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2003. p. 24- 41.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

KATO, Mary. A. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine. Compreensão. In: SNOWLING Margaret, HULME, Charles (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013, p.227-244.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra - D.C. Luzzatto Editores, 1996.

MARTINS, Sabrine A.; RODRIGUES, Lisandra R. Conexões corticais envolvidas na leitura: questionamentos sobre a área da forma visual das palavras.In: Encontro Rede Sul Letras-Formação de Redes de Pesquisa-UNISUL, Palhoça, 2016.

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler / Frank Smith. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

SOLE, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

SOUSA, Luciana B. de; HÜBNER, Lilian C. Diferentes visões e componentes da compreensão leitora. In: GABRIEL, Rosângela; PELOSI, Ana C. (Orgs.). Linguagem e cognição: emergência e produção de sentidos. Florianópolis: Insular, 2016.

SOUZA, Joana A. da S.; KENEDY, Eduardo. A leitura dos nativos digitais: uma abordagem psicolinguística. In: SOLETRAS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Rio de Janeiro, n.33, p. 189-211, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/29700/21228. Acesso em: 13 set. 2019.

AUTOR, X. 2019.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Tradução de Rodolfo Illari, Mayumi Illari. São Paulo: Contexto, 2019.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

26-12-2022