O ensino da compreensão leitora

algumas considerações de professores

Auteurs

  • Róger Sullivan Faleiro Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Kári Lúcia Forneck Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Carolina Taís Werlang Universidade do Vale do Taquari
  • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Juliane da Silva Medeiros Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38694

Mots-clés :

ensino da leitura; concepções de leitura; formação de professores

Résumé

O presente trabalho busca verificar de que forma professores de Língua Portuguesa entendem o conceito de compreensão leitora e como desenvolvem estratégias de ensino da leitura em sala de aula. A fim de alcançar esse objetivo, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com dois professores de Língua Portuguesa, de uma escola de município do Vale do Taquari - RS, a fim de investigar os seus conhecimentos sobre o conceito de leitura (MORAIS,  2013; LEFFA, 1996; SOLÉ, 2012) e quais práticas consideram efetivas para o ensino dessa habilidade. Os dados gerados pelas entrevistas foram analisados através de uma aproximação da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e foram qualificados em duas categorias, sendo elas: a) concepções de leitura; e b) didática da leitura. Com base no estudo, verificou-se que ainda há desafios a serem transpostos, em especial no que diz respeito à relação entre concepções de compreensão leitora e, em decorrência, de ensino na leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

COLTHEART, Max. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2003. p. 24- 41.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

KATO, Mary. A. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KINTSCH, Walter; RAWSON, Katherine. Compreensão. In: SNOWLING Margaret, HULME, Charles (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013, p.227-244.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra - D.C. Luzzatto Editores, 1996.

MARTINS, Sabrine A.; RODRIGUES, Lisandra R. Conexões corticais envolvidas na leitura: questionamentos sobre a área da forma visual das palavras.In: Encontro Rede Sul Letras-Formação de Redes de Pesquisa-UNISUL, Palhoça, 2016.

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler / Frank Smith. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

SOLE, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

SOUSA, Luciana B. de; HÜBNER, Lilian C. Diferentes visões e componentes da compreensão leitora. In: GABRIEL, Rosângela; PELOSI, Ana C. (Orgs.). Linguagem e cognição: emergência e produção de sentidos. Florianópolis: Insular, 2016.

SOUZA, Joana A. da S.; KENEDY, Eduardo. A leitura dos nativos digitais: uma abordagem psicolinguística. In: SOLETRAS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Rio de Janeiro, n.33, p. 189-211, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/29700/21228. Acesso em: 13 set. 2019.

AUTOR, X. 2019.

WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Tradução de Rodolfo Illari, Mayumi Illari. São Paulo: Contexto, 2019.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Téléchargements

Publiée

26-12-2022