Alimentação Saudável em Gibis
Contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39706Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Aprendizagem Baseada em Projetos; TecnologiasResumo
Este artigo relata uma experiência que foi realizada em uma escola particular no município de São Mateus (ES), em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, referente ao projeto intitulado “Alimentação Saudável em Gibis”, desenvolvido por meio da metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj). O objetivo deste trabalho foi de promover um processo de ensino e aprendizagem que contextualiza o conteúdo construído em sala de aula com a realidade vivida pelos estudantes, além de desenvolver habilidades e competências tais como a autonomia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Para tal, os alunos se dividiram em grupos e foram desafiados a pesquisar sobre a temática a partir de questões norteadoras construídas por eles e produzir uma história em quadrinhos sobre o tema Alimentação Saudável. O projeto foi dividido em seis etapas realizadas em um período de quatro semanas. A motivação e engajamento dos alunos durante a realização das atividades, foram fatores imprescindíveis na construção dos conteúdos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências transversais.
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