Alimentação Saudável em Gibis

Contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos para o Ensino de Ciências

Auteurs

  • Andressa Antônio de Oliveira Universidade Federal do Espirito Santo
  • Talita Molina Lopes Tanes Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-7003-292X
  • Rosane Maria Muñoz Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Vila Velha
  • Marize Lyra Silva Passos Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo- CEFOR
  • Giovani Zanetti Neto Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Vitória

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39706

Mots-clés :

Ensino de Ciências; Aprendizagem Baseada em Projetos; Tecnologias

Résumé

Este artigo relata uma experiência que foi realizada em uma escola particular no município de São Mateus (ES), em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, referente ao projeto intitulado “Alimentação Saudável em Gibis”, desenvolvido por meio da metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj). O objetivo deste trabalho foi de promover um processo de ensino e aprendizagem que contextualiza o conteúdo construído em sala de aula com a realidade vivida pelos estudantes, além de desenvolver habilidades e competências tais como a autonomia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Para tal, os alunos se dividiram em grupos e foram desafiados a pesquisar sobre a temática a partir de questões norteadoras construídas por eles e produzir uma história em quadrinhos sobre o tema Alimentação Saudável. O projeto foi dividido em seis etapas realizadas em um período de quatro semanas. A motivação e engajamento dos alunos durante a realização das atividades, foram fatores imprescindíveis na construção dos conteúdos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências transversais.

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Bibliographies de l'auteur

Talita Molina Lopes Tanes, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Educimat/Ifes), na linha de pesquisa em Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos no contexto da Educação em Ciências, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEEDUC/Ufes), Licenciada em Ciências Biológicas (Ufes) e em Pedagogia (Uninter). 

Rosane Maria Muñoz, Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Vila Velha

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Estatutária no quadro magistério das Prefeituras de Serra e Vitória. A partir de 2015 - Coordenadora do Polo UAB Vitória. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas (TecPrática) - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo.

Marize Lyra Silva Passos, Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo- CEFOR

Professor Titular e Pesquisador do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil. Trabalha com inovação pedagógica com TIC, tecnologias educacionais, metodologias ativas e avaliação de aprendizagem. Leciona em cursos técnicos para formação de educadores, na formação inicial e continuada de professores, em nível de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado profissional, nas modalidades presencial e a distância.

Giovani Zanetti Neto, Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Vitória

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), especialização em Gestão Empresarial pela Faesa (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2018). Professor do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. 

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Publiée

29-06-2023