Importância do fruto Batiputá (Ouratea fieldingiana Gardner Engl) no fortalecimento da cultura do povo indígena Tremembé da Barra do Mundaú, Itapipoca, CE.
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.41540Palavras-chave:
Fruto; Cultura Indígena; Povo Tremembé; Fortalecimento.Resumo
O território do povo Tremembé de Itapipoca está localizado no oeste do estado do Ceará e possui uma área territorial de 3.580 hectares. Esse território é preservado pelo povo indígena para que não haja desmatamento por parte dos “não indígenas” presentes dentro do território, para assim salvaguardar as plantas medicinais que possui grande relevância para eles. O objetivo do presente trabalho foi verificar a importância que o fruto Batiputá (Ouratea fieldingiana Gardner Engl.) tem para o fortalecimento da cultura do povo Tremembé da Barra do Mundaú, estado do Ceará. A pesquisa teve abordagem etnográfica e qualitativa sendo realizada por intermédio de entrevistas semiestruturadas com integrantes indígenas das aldeias dos Tremembé da Barra do Mundaú. Nas entrevistas buscou-se informações sobre as principais características do fruto e como está presente na medicina, culinária e festividades do povo Tremembé. Se fez necessário um estudo sobre esse fruto para enfatizar a sua importância visando um maior conhecimento e divulgação sobre o mesmo na cultura indígena.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Adjanna Karla Leite et al. Atividade cicatrizante do óleo fixo de Ouratea spp. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 9, n. 2, p. 154-171, 2015.
DIEGUES, A. C. (Org.). Os saberes tradicionais e a biodiversidade no Brasil. São Paulo: Ministério do Meio Ambiente/COBIO/NUPAB, 1999.
FLORES, C. G. C.; GOMES, L. B.; CASAGRANDE, C. A. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica Brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis Educativa, v. 17, 2022.
NASCIMENTO, E. A.; DA SILVA, F. P. As visualidades da cultura indígena em livro didático. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 1, 2022, p. 159-70.
PINTO, A. L. A.; SOUSA, F. J. F.; RUFINO, M. S. M. Conhecimento etnobotânico dos Tremembé da Barra do Mundaú sobre as frutas da sociobiodiversidade. Interações, v. 20, n. 1, jan./mar., 2019.
PINTO, Talita Rocha de Miranda. Estudo do potencial farmacoquímico do óleo de batiputá (Ouratea fieldingiana-Gardner Engl.) como insumo farmacêutico. 2017.
PINTO, André Luis Aires. Na nossa terra tem Murici e Batiputá: o conhecimento etnobotânico dos Tremembé sobre as frutas nativas. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016
SANTILLI, J. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. São Paulo: Petrópolis, 2005.
SILVA, L.; NETO, J. D.; DE DEUS, J. A. S. A luta histórica dos povos indígenas do leste brasileiro: do direito à valorização do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil. Fórum Patrimônio, v. 9, n. 2, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Macione Ferreira dos Santos, Reginaldo de Oliveira Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.