A Iniciação científica como prática pedagógica para o ensino de História

Autores

  • Pedro Pereira do Nascimento Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira
  • cleilson de Jesus Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.42225

Palavras-chave:

Ensino de História; Iniciação científica; Historiador professor.

Resumo

Este trabalho parte das experiências com projetos de iniciação científica desenvolvidos na Escola Municipal Raimunda Carneiro na comunidade de Uruaú em Beberibe-CE com alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental, em 2022 e 2023, em que trabalharam-se projetos como “As capoeiras nas rodas e cantos: uma análise de como são apresentadas as mulheres nas músicas de capoeira” e “Tradição ou mercado: uma análise da disputa pelo espaço da lagoa do Uruaú, Beberibe-CE”. Foi levada ao ambiente escolar a aplicação de conceitos que estão presentes no âmbito social e historiográfico, como gênero e tradição, luta de classes, burgueses e proletários. Desse modo, utilizou-se da iniciação científica como prática pedagógica para o ensino de História, problematizando com isso a posição da escola, não apenas como receptora de conteúdo, mas também produtora desses conhecimentos científicos.

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Publicado

21-12-2023

Edição

Seção

Relatos de experiência