A Iniciação científica como prática pedagógica para o ensino de História
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.42225Mots-clés :
Ensino de História; Iniciação científica; Historiador professor.Résumé
Este trabalho parte das experiências com projetos de iniciação científica desenvolvidos na Escola Municipal Raimunda Carneiro na comunidade de Uruaú em Beberibe-CE com alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental, em 2022 e 2023, em que trabalharam-se projetos como “As capoeiras nas rodas e cantos: uma análise de como são apresentadas as mulheres nas músicas de capoeira” e “Tradição ou mercado: uma análise da disputa pelo espaço da lagoa do Uruaú, Beberibe-CE”. Foi levada ao ambiente escolar a aplicação de conceitos que estão presentes no âmbito social e historiográfico, como gênero e tradição, luta de classes, burgueses e proletários. Desse modo, utilizou-se da iniciação científica como prática pedagógica para o ensino de História, problematizando com isso a posição da escola, não apenas como receptora de conteúdo, mas também produtora desses conhecimentos científicos.
Téléchargements
Références
BARBOSA, M. J. S.. A representação da mulher nas cantigas de capoeira.
Portuguese Literary and Cultural Studies, p. 463-477, 2011.
BARROS, José D.’Assunção. Fontes históricas. Cadernos do Tempo Presente, v. 11, n. 02, p. 03-26, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/tempo/article/view/15006
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DE OLIVEIRA, J. P; LEAL, L. A. P. Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil. SciELO-EDUFBA, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
SCHMIDT, M. A. Formação do professor de história no Brasil: Embates e dilaceramentos em tempos de desassossego. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 3, p. 517-528, set./dez. 2015. Disponible en: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/18206/pdf
SCHMIDT, M. A. Construindo Conceitos no Ensino de História: A captura lógica da realidade social. História & Ensino, v. 5, p. 147-164, 1999. Dis´ponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12443
SILVEIRA, J. C; CASSIANI, S. Iniciação Científica no ensino fundamental: a escola e seu lugar problematizador das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, v. 3, p. 1, 2016.
TAVARES, S. A. A historia oral como estratégia no ensino da História. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. p. 01-15, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Pedro Pereira do Nascimento, cleilson de Jesus Ribeiro 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.