A importância do auxílio da monitoria na ótica dos estudantes da disciplina sistemática de fanerógamas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42311Palavras-chave:
Assistência Estudantil; Aprendizagem; Ensino de BotânicaResumo
Objetivou-se pesquisar a visão dos alunos da disciplina de Sistemática de Fanerógamas do Curso de Ciências Biológicas da UFCG-CES, Cuité- PB, sobre o auxílio da monitoria na disciplina. Utilizou-se questionários semiestruturados para coleta de dados, o qual continha seis questões objetivas, abordando as possíveis dificuldades e as contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem. Os resultados apontam uma maioria de alunos com razoáveis dificuldades no ensino de botânica. A maioria dos alunos consideram as aulas teóricos práticas mais importantes, informando que tiveram bom rendimento com as atividades, e que o programa é de essencial importância para o ensino da disciplina. Conclui-se, portanto, que a monitoria representa um apoio social e pedagógico dentro das Universidade que melhor tem assistido discentes com dificuldades de se inserir dentro das exigências da academia e assim tem contribuído para uma melhor desenvoltura dos alunos seja na qualidade de monitor ou de aluno assistido.
Downloads
Referências
ALVES, R. M.; DIAS, A. C. A. A.; GIL, A. S. B. Botânica no Ensino Superior: o que pensam os discentes do Amapá (Amazônia, Brasil). Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. 1-13, 2021. Disponível https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15250. Acesso em 12 ago. 2023.
AMATO, D. T. Programa de monitoria no ensino superior: o estudo de caso no CEFET/RJ. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
ARRAIS, M. G. M.; SOUSA, G. M.; MARSUA, M. L. A. O ensino de botânica: Investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBEnBio, n.7, p. 5409-5418, 2014. Disponível em https://docplayer.com.br/56525363-O-ensino-de-botanica-investigando-dificuldades-na-pratica-docente.html. Acesso em 12 ago. 2023.
BATISTA, L.N; ARAÚJO, J.N. A Botânica sob o olhar dos alunos do ensino médio. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 15, p.109- 120, 2015. Disponível em http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/151. Acesso em 28 jul. 2023.
CORRÊA, A.M.; ALVES, L. A.; ROCHA, J. A. Organizando os usos e funções dos vegetais: a etnobotânica auxiliando na prevenção e diminuição da Cegueira Botânica. Educação, v. 46, n. 1, p. 1-26, 2021. Disponível em https://scholar.archive.org/work/bao3xhuyorhijneq7pqp7cvu2i/access/wayback/https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/download/40631/pdf. Acesso em 10 ago. 2023.
CRUZ, A. B. S.; SANTANA, W. L.; JUNIOR, J. G.; SANTOS, E. L.; FABRICANTE, J. R. Cegueira Botânica entre professores e discentes de Ciências Biológicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 43, 2021. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/2065. Acesso em 4 ago. 2023.
FARIA, M. T.; FARIA, L.P.; MELO, W.A. Estratégias didáticas para o ensino de Sistemática Vegetal: Construção de um jardim vertical baseado nos clados Rosídeas e Asterídeas (APG III). Revista Uniaraguaia, v. 9, n. 9, p. 62-73, 2016. Disponível em https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/420. Acesso em 9 jul. 2023.
FERNANDES, L.R.S.; RIBEIRO, M.C. P; RODRIGUES, O.S. O olhar docente para estudantes com baixo desempenho: classificações e silenciamento em sala de aula. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 13, p. 46-58, 2022. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7736. Acesso em 6 jun. 2023.
FONTES, F. L. L. et al. Contribuições da monitoria acadêmica em Centro Cirúrgico para o processo de ensino-aprendizagem: benefícios ao monitor e ao ensino. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 27, p. 1-6, 2019. Disponível em https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/901. Acesso em 1 jun. 2023.
GONÇALVES, M. F. et al, A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Revista do Pemo, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757. Acesso em 14 jul. 2023.
MATOS, R. F. Monitoria acadêmica segundo a percepção de professores de Ciências Biológicas. Revista Ágora, v.4, n.7, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/1120. Acesso em 14 jun. 2023.
MELO MOUL, R. A. T.; SILVA, F. C. L. A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 262-282, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602017000200262&script=sci_arttext. Acesso em 6 ago, 2023.
OLIVEIRA PATRÍCIO, R.; AONA, L.Y.S. Ensino de Botânica utilizando o Herbário HURB como ferramenta de aprendizagem. Ciência em Tela, v. 14, p. 1-18, 2021. Disponível em http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/14de2.pdf. Acesso em 1 jun. 2023.
OLIVEIRA, A. L. C. S.; LUCENA, E. M. P. Aula de campo para a aprendizagem de botânica no ensino superior. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. 1-17, 2022. Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36399. Acesso em 18 jun. 2023.
OLIVEIRA, B. K.; NOBRE, S. V. O ensino em botânica na óptica de biólogos licenciados: possibilidades e desafios. Revista Prâksis, v. 2, p. 112-134, 2022. Disponível em https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2266. Acesso em 19 jun. 2023.
PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L.S. Estudantes Adultos no Ensino Superior: estudo no Ifal-Maceió tomando as expectativas e dificuldades do regresso à vida acadêmica. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 13, n. 1, jan-jun, p. 152-172, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/8315. Acesso em 18 ago. 2023.
ROMANO, C.A; PONTES, U.M.F. A Construção do conhecimento cientifico a partir da intervenção: Uma prática no ensino de Botânica. EBR – Educação Básica Revista, v. 2, n. 1, p.128- 132, 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Camila-Romano-2/publication/338345672_A_CONSTRUCAO_DO_CONHECIMENTO_CIENTIFICO_A_PARTIR_DA_INTERVENCAO_UMA_PRATICA_NO_ENSINO_DE_BOTANICA/links/5e0e6865a6fdcc28375282e5/A-CONSTRUCAO-DO-CONHECIMENTO-CIENTIFICO-A-PARTIR-DA-INTERVENCAO-UMA-PRATICA-NO-ENSINO-DE-BOTANICA.pdf. Acesso em 27 ago. 2023.
SANTOS, E.A.V. Contribuições do programa de monitoria para a formação acadêmica e docente do monitor Licenciando em Ciências Biológicas. Educação, Ciência e Saúde, v. 8, n. 1, 2021.
SANTOS, E.A.V.; SODRÉ NETO. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Botânica e possíveis alternativas pelas abordagens de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Educação Ambiental em Ação. n.58, 2016.
SANTOS, M.I.; MARTINS JUNIOR, A.S. A Botânica no ensino médio: análise da percepção ambiental e cegueira botânica em alunos de uma escola pública da Amazônia paraense. Scientia Plena, v. 19, n. 3, 2023. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6803. Acesso em 19 ago. 2023.
SILVA, A. R. M.; VALACI, E. T.; MENEZES, I. M. B. P. S.; RODRIGUES, L. K. I.; DIAS, S. M. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência no curso de ciências biológicas na modalidade EAD. Caderno Intersaberes, v. 11, n.35, 4-15, 2022. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6803. Acesso em 13 jun. 2023.
SILVA, J. R. S.; GUIMARÃES, F.; SANO, P. T. Teaching of Botany in higher education: represen¬tations and discussions of undergraduate students. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15 (3), p. 380-393, (2016.
SILVA, M. O; SILVA, C. F.; SILVA, J. V. F.; SILVA, N. C. A monitoria como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem na disciplina Botânica Criptogâmica: concepções de estudantes. In: Anais, III CONEDU- Congresso Nacional de Educação. Natal- RN, p. 9, 2016.
SOARES-SILVA, J.P.; PONTE, M.L.; SILVEIRA, D.Práticas de ensino de Botânica com enfoque em taxonomia e sistemática filogenética. Terrae Didatica, v. 18, p. 022018-022018, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668360. Acesso em 14 um. 2023.
SOUZA BATISTA, M.D.C; SILVA, L. C. políticas de permanência estudantil na universidade federal do Piauí: aspectos de sua operacionalização. Revista de Educação Pública, v.30, 2238-2097, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8198
. Acesso em 11 ago. 2023.
SOUZA, R.O.; GOMES, A.R A eficácia da monitoria no processo de aprendizagem visando a permanência do aluno na IES. Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico. v.1, n.2, p.230-238, 2015. Disponível em http://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/91. Acesso em 15 jun. 2023.
URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 1-24, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/ea/a/fchzvBKgNvHRqZJbvK7CCHc/abstract/?lang=pt. Acesso em 23 ago. 2023.
URSI, S; SALATINO, A. Nota Científica-É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para" cegueira botânica". Boletim de Botânica, v. 39, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bolbot/article/view/206050. Acesso em 1 ago. 2023.
VIATER JUNIOR, C.; NASCIMENTO, M.A. Protagonismo estudantil–Matemática Básica: Uma tática contra a evasão e reprovação dos ingressantes do nível superior. Série Educar-Volume 19 Matemática, p. 26, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edinalva Alves Vital dos Santos, Richard Tarcísio de Lima Alves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.