The importance of monitoring help from the perspective of students in the systematic discipline of phanerogams

Authors

  • Edinalva Alves Vital dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0003-1923-3261
  • Richard Tarcísio de Lima Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB - Campus II)

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42311

Keywords:

Learning; Student Assistance; Teaching Botany

Abstract

The aim of this study was to investigate the students' vision of the discipline of Phanerogamous Systematics of the Course of Biological Sciences of UFCG-CES, Cuité- PB, about the monitoring aid in the discipline. Semi-structured questionnaires were used for data collection, which contained six objective questions, addressing the possible difficulties and the contributions of monitoring in the teaching-learning process. The results point out a majority of students with reasonable difficulties in teaching botany. Most of the students consider the theoretical classes to be the most important, informing that they have had a good income from the activities, and that the program is of essential importance for the teaching of the discipline. It is concluded, therefore, that the monitoring represents a social and pedagogical support within the University that has better attended students with difficulties of being inserted within the requirements of the academy and thus it has contributed to a better capacity of the students either in the quality of monitor or of assisted student.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edinalva Alves Vital dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG/ CES, Campus Cuité (2016); Especialista em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus Picuí (2019); Mestra em Biodiversidade pela Universidade Federal da Paraíba, Campus Areia-UFPB (2020); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE. Anatomista vegetal, tem dedicado suas pesquisas aos estudos anatômicos de diversas famílias de angiospermas, as quais tem investigado a anatomia das espécies brasileiras numa perspectiva de apoio taxonômico, abordagens ecológicas e estudos farmacobotânicos de espécies medicinais. 

Richard Tarcísio de Lima Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB - Campus II)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES). Mestrando em Biodiversidade na Universidade Federal da Paraíba - Campus II (Linha de pesquisa em diversidade de espécies e ecossistemas). Estudante do Curso de Especialização em Biologia Vegetal e Biodiversidade (UNIMINAS). Durante a graduação atuou como monitor das disciplinas de Sistemática de Fanerógamas e Genética Geral. Também atuou como residente bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica da CAPES. Possui interesse na área de na área de Botânica, especialmente em Sistemática de Fanerógamas, bem como Biologia geral. Ademais, possui interesse na área de ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Ensino de Botânica. 

References

ALVES, R. M.; DIAS, A. C. A. A.; GIL, A. S. B. Botânica no Ensino Superior: o que pensam os discentes do Amapá (Amazônia, Brasil). Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. 1-13, 2021. Disponível https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15250. Acesso em 12 ago. 2023.

AMATO, D. T. Programa de monitoria no ensino superior: o estudo de caso no CEFET/RJ. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

ARRAIS, M. G. M.; SOUSA, G. M.; MARSUA, M. L. A. O ensino de botânica: Investigando dificuldades na prática docente. Revista da SBEnBio, n.7, p. 5409-5418, 2014. Disponível em https://docplayer.com.br/56525363-O-ensino-de-botanica-investigando-dificuldades-na-pratica-docente.html. Acesso em 12 ago. 2023.

BATISTA, L.N; ARAÚJO, J.N. A Botânica sob o olhar dos alunos do ensino médio. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 15, p.109- 120, 2015. Disponível em http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/151. Acesso em 28 jul. 2023.

CORRÊA, A.M.; ALVES, L. A.; ROCHA, J. A. Organizando os usos e funções dos vegetais: a etnobotânica auxiliando na prevenção e diminuição da Cegueira Botânica. Educação, v. 46, n. 1, p. 1-26, 2021. Disponível em https://scholar.archive.org/work/bao3xhuyorhijneq7pqp7cvu2i/access/wayback/https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/download/40631/pdf. Acesso em 10 ago. 2023.

CRUZ, A. B. S.; SANTANA, W. L.; JUNIOR, J. G.; SANTOS, E. L.; FABRICANTE, J. R. Cegueira Botânica entre professores e discentes de Ciências Biológicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 43, 2021. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/2065. Acesso em 4 ago. 2023.

FARIA, M. T.; FARIA, L.P.; MELO, W.A. Estratégias didáticas para o ensino de Sistemática Vegetal: Construção de um jardim vertical baseado nos clados Rosídeas e Asterídeas (APG III). Revista Uniaraguaia, v. 9, n. 9, p. 62-73, 2016. Disponível em https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/420. Acesso em 9 jul. 2023.

FERNANDES, L.R.S.; RIBEIRO, M.C. P; RODRIGUES, O.S. O olhar docente para estudantes com baixo desempenho: classificações e silenciamento em sala de aula. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 13, p. 46-58, 2022. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7736. Acesso em 6 jun. 2023.

FONTES, F. L. L. et al. Contribuições da monitoria acadêmica em Centro Cirúrgico para o processo de ensino-aprendizagem: benefícios ao monitor e ao ensino. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 27, p. 1-6, 2019. Disponível em https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/901. Acesso em 1 jun. 2023.

GONÇALVES, M. F. et al, A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Revista do Pemo, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757. Acesso em 14 jul. 2023.

MATOS, R. F. Monitoria acadêmica segundo a percepção de professores de Ciências Biológicas. Revista Ágora, v.4, n.7, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/view/1120. Acesso em 14 jun. 2023.

MELO MOUL, R. A. T.; SILVA, F. C. L. A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 262-282, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602017000200262&script=sci_arttext. Acesso em 6 ago, 2023.

OLIVEIRA PATRÍCIO, R.; AONA, L.Y.S. Ensino de Botânica utilizando o Herbário HURB como ferramenta de aprendizagem. Ciência em Tela, v. 14, p. 1-18, 2021. Disponível em http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/14de2.pdf. Acesso em 1 jun. 2023.

OLIVEIRA, A. L. C. S.; LUCENA, E. M. P. Aula de campo para a aprendizagem de botânica no ensino superior. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, p. 1-17, 2022. Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36399. Acesso em 18 jun. 2023.

OLIVEIRA, B. K.; NOBRE, S. V. O ensino em botânica na óptica de biólogos licenciados: possibilidades e desafios. Revista Prâksis, v. 2, p. 112-134, 2022. Disponível em https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2266. Acesso em 19 jun. 2023.

PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L.S. Estudantes Adultos no Ensino Superior: estudo no Ifal-Maceió tomando as expectativas e dificuldades do regresso à vida acadêmica. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 13, n. 1, jan-jun, p. 152-172, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/8315. Acesso em 18 ago. 2023.

ROMANO, C.A; PONTES, U.M.F. A Construção do conhecimento cientifico a partir da intervenção: Uma prática no ensino de Botânica. EBR – Educação Básica Revista, v. 2, n. 1, p.128- 132, 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Camila-Romano-2/publication/338345672_A_CONSTRUCAO_DO_CONHECIMENTO_CIENTIFICO_A_PARTIR_DA_INTERVENCAO_UMA_PRATICA_NO_ENSINO_DE_BOTANICA/links/5e0e6865a6fdcc28375282e5/A-CONSTRUCAO-DO-CONHECIMENTO-CIENTIFICO-A-PARTIR-DA-INTERVENCAO-UMA-PRATICA-NO-ENSINO-DE-BOTANICA.pdf. Acesso em 27 ago. 2023.

SANTOS, E.A.V. Contribuições do programa de monitoria para a formação acadêmica e docente do monitor Licenciando em Ciências Biológicas. Educação, Ciência e Saúde, v. 8, n. 1, 2021.

SANTOS, E.A.V.; SODRÉ NETO. Dificuldades no ensino-aprendizagem de Botânica e possíveis alternativas pelas abordagens de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Educação Ambiental em Ação. n.58, 2016.

SANTOS, M.I.; MARTINS JUNIOR, A.S. A Botânica no ensino médio: análise da percepção ambiental e cegueira botânica em alunos de uma escola pública da Amazônia paraense. Scientia Plena, v. 19, n. 3, 2023. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6803. Acesso em 19 ago. 2023.

SILVA, A. R. M.; VALACI, E. T.; MENEZES, I. M. B. P. S.; RODRIGUES, L. K. I.; DIAS, S. M. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência no curso de ciências biológicas na modalidade EAD. Caderno Intersaberes, v. 11, n.35, 4-15, 2022. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/6803. Acesso em 13 jun. 2023.

SILVA, J. R. S.; GUIMARÃES, F.; SANO, P. T. Teaching of Botany in higher education: represen¬tations and discussions of undergraduate students. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15 (3), p. 380-393, (2016.

SILVA, M. O; SILVA, C. F.; SILVA, J. V. F.; SILVA, N. C. A monitoria como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem na disciplina Botânica Criptogâmica: concepções de estudantes. In: Anais, III CONEDU- Congresso Nacional de Educação. Natal- RN, p. 9, 2016.

SOARES-SILVA, J.P.; PONTE, M.L.; SILVEIRA, D.Práticas de ensino de Botânica com enfoque em taxonomia e sistemática filogenética. Terrae Didatica, v. 18, p. 022018-022018, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668360. Acesso em 14 um. 2023.

SOUZA BATISTA, M.D.C; SILVA, L. C. políticas de permanência estudantil na universidade federal do Piauí: aspectos de sua operacionalização. Revista de Educação Pública, v.30, 2238-2097, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8198

. Acesso em 11 ago. 2023.

SOUZA, R.O.; GOMES, A.R A eficácia da monitoria no processo de aprendizagem visando a permanência do aluno na IES. Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico. v.1, n.2, p.230-238, 2015. Disponível em http://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/91. Acesso em 15 jun. 2023.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 1-24, 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/ea/a/fchzvBKgNvHRqZJbvK7CCHc/abstract/?lang=pt. Acesso em 23 ago. 2023.

URSI, S; SALATINO, A. Nota Científica-É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para" cegueira botânica". Boletim de Botânica, v. 39, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bolbot/article/view/206050. Acesso em 1 ago. 2023.

VIATER JUNIOR, C.; NASCIMENTO, M.A. Protagonismo estudantil–Matemática Básica: Uma tática contra a evasão e reprovação dos ingressantes do nível superior. Série Educar-Volume 19 Matemática, p. 26, 2020.

Published

27-06-2024