Poluição das águas
sequência didática contextualizando concentração das soluções
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.42980Palavras-chave:
Sequência Didática; Concentração de Soluções; Ensino de Química.Resumo
Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo de concentração das soluções, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem, tem-se como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática (SD) com o tema: Poluição das Águas. A sequência didática foi aplicada com 39 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do Paraná. A SD compreendeu 8 aulas divididas em seis etapas. Os alunos responderam a questionários no decorrer das aulas e a partir das análises dos mesmos emergiram três focos, a saber: conceito de soluções, perspectiva ambiental e conceito de concentração. Com base nos resultados inferimos que a SD tem potencialidade de contribuir para a compreensão dos educandos sobre os aspectos discutidos.
Downloads
Referências
ALVES, H. R., RIBEIRO, M. T. D. Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Soluções. Revista REAMEC, V. 8, n. 1, p. 302-322, 2020.
BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
CARMO, M. e MARCONDES, M.E.R. (2008). Abordando soluções em sala de aula – uma experiência de ensino a partir das ideias dos alunos. Revista Química Nova na Escola, 28, 37-41.
CARVALHO, A. M. P. D. C.; PEREZ, D. G. O saber e o saber fazer dos professores. In: PIONEIRA (Ed.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo, SP: Amélia Domingues de Castro, Anna Maria Pessoa de Carvalho, 2001. p.107-124.
DIAS, R. Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas, 2007.
DOLZ, JOAQUIM et al. Gêneros orais e escritos na escola/ tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro, Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
FIGUEIREDO, A. D. (1998). What are the big challenges of education for the XXI century: proposals for action, p. 2.
FREIRE, P. (2008). Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, p.101.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2011, p. 4 e 5.
GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Elementos para validação de sequências didáticas. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013, p. 323.
GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y. AF; MASSI, L. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas: tendências no ensino de ciências. VIIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, 2011, p. 2.
LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia y Personalidad. La Habana Editorial. Pueblo y Educación, 1985.
MÉHEUT, M. (2005). Teaching learning sequences tools for learning and/or research. In: Research and Quality of Science Education. Holanda: Springer.
MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S. Professor de Química: Formação, competências/ habilidades e posturas. 2007.
MOREIRA, M. A.; LEVANDOWSKI, C. A. Diferentes abordagens ao ensino de laboratório. Porto Alegre: Ed. da Universidade, UFRGS. 1983.
NIEZER, T. M., SILVEIRA, R. M. C. F., SAUER, E. Ensino de soluções químicas por meio do enfoque ciência-tecnologia-sociedade Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V. 15, n. 3, 428-449, 2016.
NUNES, A. S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar - Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. - Educação e conhecimento científico, 2010.
NÚÑEZ, I. B, VYGOTSKY, LEONTIEV, GALPERIN: Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro. (2009).
PEREIRA, A. DE S.; PIRES, D. X. Uma proposta teórica-experimental de sequência didática sobre interações intermoleculares no ensino de química, utilizando variações do teste da adulteração da gasolina e corantes de urucum. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, V17(2), p. 385-413, 2012.
RIBEIRO, D. C. A., SALGADO, T.. D. M., SIRTORI, C., PASSOS, C. G. Sustentabilidade e Educação Ambiental no Ensino de Química: contribuições para a tomada de consciência sobre agricultura sustentável. Química nova na escola. V. 44, n. 2, p. 160-172, 2022.
THIOLLENT, M. (2009). Metodologia da Pesquisa-ação. Cortez, São Paulo,17ª edição
TORRICELLI, ENÉAS. Dificuldades de aprendizagem no Ensino de Química. (Tese de livre docência), Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação, 2007.
ZABALA, ANTONI. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. Da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed,1998. p.18-20.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cristina Trindade Cursino, Alexandra Dornelles Oliva , Jaime da Costa Cedran , Débora Piai Cedran
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.