Poluição das águas

sequência didática contextualizando concentração das soluções

Auteurs

  • Ana Cristina Trindade Cursino Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alexandra Dornelles Oliva Secretaria da Educação e do Esporte https://orcid.org/0000-0002-5384-8350
  • Jaime da Costa Cedran Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0003-0757-1212
  • Débora Piai Cedran Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.42980

Mots-clés :

Sequência Didática; Concentração de Soluções; Ensino de Química.

Résumé

Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo de concentração das soluções, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem, tem-se como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática (SD) com o tema: Poluição das Águas. A sequência didática foi aplicada com 39 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do Paraná. A SD compreendeu 8 aulas divididas em seis etapas. Os alunos responderam a questionários no decorrer das aulas e a partir das análises dos mesmos emergiram três focos, a saber: conceito de soluções, perspectiva ambiental e conceito de concentração. Com base nos resultados inferimos que a SD tem potencialidade de contribuir para a compreensão dos educandos sobre os aspectos discutidos.

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Publiée

26-12-2024