Formação Continuada e o Investimento da Rede Municipal da Cidade de Joinville/SC

Impactos do Capital Cultural do Professor no Ensino/Aprendizagem do Aluno

Autores

  • Cinara Leski Lemos Faculdade Guilherme Guimbala
  • Charles Henrique Voos Faculdade Guilherme Guimbala

DOI:

https://doi.org/10.47456/d0hpa547

Palavras-chave:

Capital Cultural; Formação Continuada; Ensino; Aprendizagem; Joinville.

Resumo

Considerando que o capital cultural de um aluno é construído através dos seus relacionamentos interpessoais, familiares e à medida que o mesmo busca se aprofundar acerca do conhecimento de assuntos de seu interesse e que este capital costuma vir a ser acrescido pela família, até o momento em que o aluno entra na escola, a partir daí, seu capital cultural já não é mais apenas construído por sua família, mas pelo seu professor e pela escola onde estuda. Objetiva-se com essa pesquisa busca investigar o que a administração da Rede Municipal de Ensino de Joinville/SC pensa sobre o fato do professor ser fonte de capital cultural para seus alunos, e o quando essa administração tem investido na formação de seus professores, entendendo que não basta apenas ter conhecimento acerca do assunto do planejamento escolar, mas também uma formação continuada para atender as demandas acrescidas por alunos que tem apenas a escola como fonte de busca para ter um capital cultural mais amplo. Para tanto, procede-se a metodologia de pesquisa descritiva, através de um levantamento de dados e entrevista, com o objetivo levantar informações acerca do grupo estudado e verificar se tem sido investido pela administração escolar, de forma adequada e com incentivo aos professores a buscarem a formação continuada.

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Publicado

25-06-2025