Proposta digital para o ensino de química

o instagram como ferramenta de apoio para a educação básica

Autores

  • Joyce Quartezani Anoir Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lívia Toscano Barbosa EEEFM Emílio Roberto Zanotti

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i17.44566

Palavras-chave:

Redes sociais; Instagram; Vídeos didáticos; Educação Online

Resumo

A ciência química é importante para a compreensão das relações que ocorrem no nosso cotidiano. No entanto, o ensino desta ciência, muitas vezes, faz com que os alunos não expressem interesse devido à abstração e à complexidade com que determinados conteúdos são desenvolvidos em sala de aula. Somado a isso, a falta de laboratório nas escolas também é um problema, pois o professor tem que buscar maneiras alternativas para desenvolver a experimentação dentro da disciplina de química. Alinhado com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), as redes sociais surgem como um meio complementar para aproximar o cotidiano dos alunos dos conteúdos de química. Assim, neste trabalho apresenta-se um relato sobre o desenvolvimento e os resultados obtidos com a página do Instagram denominada “aé, química”, produzida por licenciandos em química da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus. A página é uma proposta de recurso digital para o ensino de química, na qual estão inseridos materiais que podem auxiliar professores da educação básica e alunos, principalmente do ensino médio. Até o momento, observa-se que dentre os seguidores da página estão, em sua maioria, professores da educação básica e alunos do curso de licenciatura, principalmente do curso de Licenciatura em Química. Uma vez que o objetivo da página é ser um meio de apoio para que os docentes e alunos possam acessar e obter materiais para as suas aulas, verifica-se que o perfil dos seguidores atende ao objetivo da proposta.

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Publicado

22-05-2024