“Aprendi no youtube!”
investigação sobre estudar matemática com videoaulas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45143Palavras-chave:
Videoaula; Youtubologia; Tecnologias Digitais; Educação Matemática.Resumo
Este estudo investigou como as videoaulas de matemática disponíveis no YouTube podem influenciar o estudo de conteúdos matemáticos. Utilizando uma abordagem quanti-qualitativa de inspiração netnográfica, o estudo analisou elementos de produção e consumo de videoaulas, baseando-se em observações online e extração de dados textuais e numéricos da internet. A análise foi guiada por referenciais teóricos que exploram a sociedade em rede, a cultura da convergência, o uso educacional do YouTube e os princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Os resultados destacaram uma defasagem temporal significativa entre a popularização do YouTube e o início das pesquisas acerca de videoaulas no campo da Educação Matemática no Brasil. Além disso, evidenciaram a preferência por videoaulas expositivas e conteúdos de matemática elementar, assim como a eficácia das videoaulas em aderir aos princípios de aprendizagem multimídia. Conclui-se que as videoaulas de matemática podem contribuir efetivamente para o estudo desses conteúdos, desde que sejam estruturadas de acordo com os princípios multimídia de ensino.
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Referências
THEES, A. “Aprendi no YouTube!”: investigação sobre estudar matemática com videoaulas. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. 260 p. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgedu/TesePPGEduAndraTheesMesser.pdf. Acesso em: 29 jun. 2024.
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Copyright (c) 2024 Marinete Santana Wutke Welmer
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