Audiação e Consciência Fonológica

contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil

Autores

  • Márcia Perini Valle Faceli
  • Grazielly Fraga dos Santos Faceli https://orcid.org/0009-0002-7587-2340
  • Vinicius Firme Scaldaferro Faceli
  • Antônio César Machado da Silva Faceli

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.45426

Palavras-chave:

Audiação; Consciência Fonológica; Alfabetização.

Resumo

Este estudo trata sobre a Audiação e sua relação com a Consciência Fonológica como uma possibilidade de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal é investigar de que maneira a Audiação pode (ou não) beneficiar a Consciência Fonológica no processo de alfabetização dos estudantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa-ação com:  formação de profissionais da educação, questionário on-line e projeto de intervenção aplicado em uma turma de estudantes com 4 anos de idade, em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Linhares/ES. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, à luz dos estudos teóricos. Dentre os resultados, destacam-se o pouco conhecimento que os profissionais da Educação Infantil têm em relação à Consciência Fonológica e à importância da música durante o processo de ensino-aprendizagem. Destaca-se também o benefício para a cognição e a coordenação motora. Então, conclui-se que audiar é benéfico ao processo da Consciência Fonológica, pois o processo de pensar os sons ocorre perfeitamente dentro dos exercícios fonológicos.

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Publicado

26-12-2024