Tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de matemática

desafios e potencialidades à luz da política nacional de educação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/ycykb167

Resumo

Este artigo investigou a integração das Tecnologias Digitais (TD) nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, alinhado à Política Nacional de Educação Digital (PNED). A justificativa desta pesquisa reside na necessidade de atualizar a Educação Matemática às competências digitais do século XXI, com o objetivo de reduzir lacunas educacionais e aumentar a motivação dos alunos. O problema central foi como as TD podem ser integradas nos processos educativos de Matemática, considerando os desafios e as diretrizes da PNED. A pesquisa, com abordagem qualitativa e análise documental, utilizou como fonte de coleta de dados a Lei nº 14.533/2023 e uma revisão de literatura de autores que discutem o uso das TD na educação, visando identificar estratégias para essa integração e avaliar seus impactos na motivação dos alunos, na compreensão dos conceitos matemáticos e nas práticas pedagógicas dos professores. Os resultados indicam que a integração das TD auxilia na participação e na compreensão dos alunos. No entanto, foram identificados desafios como a falta de infraestrutura e a formação inadequada dos professores. As considerações finais apontam que a implementação das TD tem o potencial de transformar a Educação Matemática, tornando-a mais personalizada e acessível, destacando a importância da formação contínua dos professores e da melhoria da infraestrutura escolar. Sugerimos que futuras pesquisas explorem possíveis soluções para os desafios identificados e investiguem diferentes estratégias de implementação das TD em outras disciplinas.

Biografia do Autor

  • Valdinei Cezar Cardoso, CEUNES/UFES

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

26-08-2025