A afetividade no contexto de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência
contribuições das teorias de Wallon e Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.46343Palavras-chave:
Afetividade; Ensino-Aprendizagem; Educação Especial.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de Henri Wallon e Lev Vigotski[1] no contexto no contexto de ensino-aprendizagem e tem como eixo de discussão a afetividade no trabalho pedagógico de estudantes com deficiência. Ele fundamenta-se em uma abordagem teórico-metodológica na teoria Histórico-Cultural que une as teorias de Wallon, com sua ênfase na integração entre afetividade e cognição no desenvolvimento infantil, e de Vigotski, com sua perspectiva sobre a mediação social e a zona de desenvolvimento proximal. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam na EJA/NEEJA, abordando o entrecruzamento entre elementos cognitivos e afetivos na educação. Essa abordagem integrada busca construir relações de ensino-aprendizagem mais harmônicas e humanizadas, potencializando a transformação subjetiva dos estudantes. Os resultados obtidos apontam que ao implementar abordagens pedagógicas baseadas na teoria de Vigotski e de Wallon, as escolas podem não apenas respeitar as especificidades dos estudantes com deficiência, mas também maximizar seu potencial de desenvolvimento através de relações de afeto, o que consequentemente pode promover um ambiente educacional inclusivo e enriquecedor. A flexibilidade pedagógica e o uso de metodologias diferenciadas parecem ser essenciais para promover a inclusão de estudantes com deficiência, possibilitando que alcancem seu pleno potencial cognitivo e social. A revisão revela ainda que a interação social e o ambiente afetivamente seguro são elementos fundamentais para a construção de práticas educacionais inclusivas, conforme proposto pelos teóricos analisados.
Palavras-chave: Afetividade. Ensino-Aprendizagem. Educação Especial.
[1] Existem diversas variações da escrita do nome Vigotiski, tais como Vygotski, Vygotsky, Vygotskii e Wigotski. Sendo assim, adotaremos a grafia Vigotski, conforme Duarte (2001) e Prestes (2010). Entretanto, serão preservadas as variações utilizadas em cada referência bibliográfica, o que nos impedirá de padronizar a grafia do nome do autor.
Referências
Referências
BUENO, Isabella Caroline Vilela. O desenvolvimento integral do educando: a relevância da afetividade. Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, 2021.
FONTES, Rejane de Souza; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O papel da educação no hospital: uma reflexão com base nos estudos de Wallon e Vigotski. Cadernos Cedes, v. 27, p. 279-303, 2007.
GÓES, Maria Cecília Rafael de. A formação do indivíduo nas relações sociais: contribuições teóricas de Lev Vigotski e Pierre Janet. Educação & Sociedade, v. 21, p. 116-131, 2020.
GÓES, M. C. R. de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: Contribuições da abordagem histórico-cultural. RBOSA, Denis Borges. Da Tecnologia à Cultura: Ensaios e Estudos de Propriedade Intelectual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. In: M. K. Oliveira, D. T. R. Souza; T. C. Rêgo (Org.) Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
PINO, Angel. A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicologia USP, v. 21, p. 741-756, 2010.
POTT, Eveline Tonelotto Barbosa. Perspectivas sobre a infância em debate: Contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon. Perspectivas em Psicologia, v. 23, n. 1, 2019.
SANTOS, Djade Myrna Barros Lima dos. As contribuições da afetividade no processo de inclusão e aprendizagem do estudante com deficiência. Universidade Federal da Paraíba, 2023.
SANTOS, Vanessa Nicolau Freitas. Autismo, Educação e Afetividade: um diálogo a partir das contribuições de Lev Vigotski, Henri Wallon e John Bowlby. Autismo: avanços e desafios - ISBN 978-65-5360-107-9 - Editora Científica Digital - Vol. 2 - Ano 2022.
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras Completas – Tomo Cindo: Fundamentos de Defectologia. /Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com necessidades especiais (PEE). Cascavel, PR: Edunioeste, 2022.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Estampa, 1968.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Fabrícia Conradt, Rita de Cassia Cristofoleti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






