Aprendizagem baseada em projetos na abordagem de questões sociocientíficas

Autores

  • Suzane Pereira Miranda Marques Programa de pós-graduação de Educação e ensino de ciências na Amazônia / Universidade do estado do Pará
  • Milta Mariane da Mata Martins Programa de pós-graduação de educação e ensino de ciências na Amazônia / Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46508

Palavras-chave:

formação continuada; aprendizagem baseada em projetos; questões sociocientíficas; interdisciplinaridade.

Resumo

Com fundamentos na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), junto ao uso e discussão de Questões Sociocientíficas (QSCs) na perspectiva de aperfeiçoar a prática docente no viés da formação crítica e reflexiva. Esta pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma ação formativa interdisciplinar para professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O trabalho ancora-se em uma metodologia qualitativa de cunho exploratório por intermédio da pesquisa-ação. Os instrumentos de pesquisa foram dos registros dos encontros formativos por meio da gravação em áudios, cujos dados foram tratados à luz da análise de conteúdo. Após análises dos dados, tivemos como resultado a categoria final, sendo “Benefícios das estratégias desenvolvidas pela ação formativa interdisciplinar com o uso da ABP para a prática do docente”. Ao observar os resultados, entendemos a necessidade de compartilhar ações como essas com outros professores, para tanto, a organização e estrutura desta pesquisa poderá corroborar nos diversos níveis de ensino que tenham interesse em desenvolver projetos interdisciplinares, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

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Biografia do Autor

Milta Mariane da Mata Martins, Programa de pós-graduação de educação e ensino de ciências na Amazônia / Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Geoquímica de Superfície e Ambiental - Geologia e Geoquímica (UFPA). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP- BAURU).   Docente   do    Departamento    de    Ciências Naturais   e   do   Programa   de   Pós-Graduação    em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA). Email: milta.mariane@uepa.br. ID Lattes: 2894550216652463. ORCID: 0000-0003-3837-8343

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Publicado

14-11-2024