Aprendizagem baseada em projetos na abordagem de questões sociocientíficas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46508Palavras-chave:
formação continuada; aprendizagem baseada em projetos; questões sociocientíficas; interdisciplinaridade.Resumo
Com fundamentos na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), junto ao uso e discussão de Questões Sociocientíficas (QSCs) na perspectiva de aperfeiçoar a prática docente no viés da formação crítica e reflexiva. Esta pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma ação formativa interdisciplinar para professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O trabalho ancora-se em uma metodologia qualitativa de cunho exploratório por intermédio da pesquisa-ação. Os instrumentos de pesquisa foram dos registros dos encontros formativos por meio da gravação em áudios, cujos dados foram tratados à luz da análise de conteúdo. Após análises dos dados, tivemos como resultado a categoria final, sendo “Benefícios das estratégias desenvolvidas pela ação formativa interdisciplinar com o uso da ABP para a prática do docente”. Ao observar os resultados, entendemos a necessidade de compartilhar ações como essas com outros professores, para tanto, a organização e estrutura desta pesquisa poderá corroborar nos diversos níveis de ensino que tenham interesse em desenvolver projetos interdisciplinares, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
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