O uso de dioramas no ensino de ecossistemas amazônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46555

Palavras-chave:

representações visuais; biodiversidade; educação ambiental.

Resumo

Os dioramas, cenários representativos de ambientes naturais , estimulam as habilidades artísticas dos estudantes, permitindo-lhes representar conceitos científicos de forma simplificada e visualmente impactante. Além disso, enriquecem o processo de ensino-aprendizagem em museus e escolas, promovendo um aprendizado dialógico e colaborativo. O uso de dioramas como estratégia didática no ensino de ciências desempenha um papel importante na compreensão da biodiversidade de diferentes ecossistemas, incluindo os amazônicos. Para identificar essas relações em contextos regionais, esta pesquisa avaliou o uso de dioramas no ensino de ecossistemas marajoaras por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) em um contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em uma escola pública de Salvaterra – PA, com 28 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Partindo de uma trilha na RESEC Mata do Bacurizal e no Lago Caraparú, os alunos criaram e expuseram seus próprios dioramas, após abordagens em sala de aula. A análise dos dados qualitativos se deu a partir dos dioramas construídos, da exposição para a turma e dos textos escritos pelos alunos sobre os ecossistemas marajoaras representados. Os resultados indicam que a estratégia contemplou três eixos da alfabetização científica: 1) compreensão básica de termos e conceitos científicos; 2) compreensão da natureza das ciências e de seus aspectos éticos e políticos; e 3) entendimento das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Conclui-se que os dioramas são uma ferramenta poderosa para promover a alfabetização científica e a sensibilidade ambiental de forma crítica e investigativa.

 

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Biografia do Autor

Diego Ramon Silva Machado, Universidade do Estado do Pará- UEPA.

Doutor em História da Ciência pelo Programa de História da Ciência e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - COC/FIOCRUZ. Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA).Licenciado em Ciências Biológicas(UFPA).Professor do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará - DCNA/ UEPA e do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia -PPGEECA/UEPA. Membro Grupo de pesquisa “Amazônia: história, cultura e identidade” (GEPAM). Membro do Grupo de Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos - GEPEECA. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Naturais.

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Publicado

14-11-2024