O uso de dioramas no ensino de ecossistemas amazônicos
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46555Mots-clés :
representações visuais; biodiversidade; educação ambiental.Résumé
Os dioramas, cenários representativos de ambientes naturais , estimulam as habilidades artísticas dos estudantes, permitindo-lhes representar conceitos científicos de forma simplificada e visualmente impactante. Além disso, enriquecem o processo de ensino-aprendizagem em museus e escolas, promovendo um aprendizado dialógico e colaborativo. O uso de dioramas como estratégia didática no ensino de ciências desempenha um papel importante na compreensão da biodiversidade de diferentes ecossistemas, incluindo os amazônicos. Para identificar essas relações em contextos regionais, esta pesquisa avaliou o uso de dioramas no ensino de ecossistemas marajoaras por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) em um contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada em uma escola pública de Salvaterra – PA, com 28 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Partindo de uma trilha na RESEC Mata do Bacurizal e no Lago Caraparú, os alunos criaram e expuseram seus próprios dioramas, após abordagens em sala de aula. A análise dos dados qualitativos se deu a partir dos dioramas construídos, da exposição para a turma e dos textos escritos pelos alunos sobre os ecossistemas marajoaras representados. Os resultados indicam que a estratégia contemplou três eixos da alfabetização científica: 1) compreensão básica de termos e conceitos científicos; 2) compreensão da natureza das ciências e de seus aspectos éticos e políticos; e 3) entendimento das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Conclui-se que os dioramas são uma ferramenta poderosa para promover a alfabetização científica e a sensibilidade ambiental de forma crítica e investigativa.
Téléchargements
Références
Referências
BUENO, J. O papel educativo dos dioramas nos museus de ciências. In: Martha Marandino; Graziele Scalfi; Barbara Milan. (Org.). Janelas para a natureza: explorando o potencial educativo dos dioramas. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2020, v. 1, p. 27-38.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia: um requisito essencial para a renovação da educação científica. In: CACHAPUZ, António; GIL-PEREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências .São Paulo: Cortez, 2005. p. 37-70. Disponível em: https://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17569/material/T.5-%20A%20NECESS%C3%81RIA%20RENOVA%C3%87%C3%83O%20DO%20ENSINO%20DAS%20CI%C3%8ANCIAS.pdf. Acessado em 28 de outubro de 2024.
CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning 2013.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires, Aique Grupo Editor S.A., 1991.
FEARNSIDE, P.M.. Desmatamento na Amazônia brasileira: história, índices e consequências. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 114-123, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/tayll/Downloads/Cap-1-Desmatamento_historia-prova.pdf Acessado em 10 de outubro de 2024.
FERREIRA, N. C.; CARVALHO, S. S. Biodiversidade da Mata do Bacurizal: Um estudo de caso voltado para a conservação e incentivo ao ecoturismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais habilitação em Biologia) – Universidade do Estado do Pará, Salvaterra – Pará (Impresso), p. 56. 2008.
FREITAS, M. S.; MARQUES, J. D. O. ; SOUZA, A. J. . Explorando atividade de campo em ecossistemas amazônicos para discutir conceitos relacionados às mudanças climáticas globais. Experiências em ensino de ciências (UFRGS), v. 15, p. 477-500, 2020.
GIL-PÉREZ, D. C. VILCHES, A.; TOSCANO, J. C.; MACÍAS, O. Década de la Educación para un futuro sostenible (2005-2014): un necesario punto de inflexión en la atención a la situación del planeta. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 40, p. 125-178, 2006.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2016.
LEAL, D. R. O.; SLVA, F. C. C.; ASSIS, T. C. A utilização das trilhas da Reserva Ecológica "Mata do Bacurizal e do Lago Caraparú como recurso pedagógico para a prática do ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia) - Universidade do Estado do Pará, Salvaterra, p.56. 2011.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
MARANDINO, M.; LAURINI, C. R. . A Compreensão da Biodiversidade por meio de dioramas: um estudo com público adulto no Brasil e na Dinamarca. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online), v. 20, p. 1-19, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/Y8XHQT4DTYwF3GFKWhcMDgP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 28 de outubro de 2024.
METZGER, J. P. Como lidar com regras pouco óbvias para conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas. Natureza & Conservação, v. 4, n. 2, Out., p. 11-23, 2006.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2 ed. amp. São Paulo: EPU, 2011.
NARDI, ROBERTO (Org.). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras. 2009.
NEVES, K.O. N. O uso de dioramas no processo de ensino e aprendizagem de Biologia. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 4, n. 1, p. 107 - 110.2021. Disponível em: file:///C:/Users/tayll/Downloads/524-Texto%20do%20artigo-2018-1-10-20210727%20(9).pdf . Acesso em 28 de outubro de 2024.
OLIVEIRA, A. D. DE; MONACO, L. M. Construindo a biodiversidade: dioramas como ferramentas pedagógicas. In: MARANDINO, M., MÔNACO, L., OLIVEIRA, A. D. Olhares sobre os diferentes contextos da biodiversidade: pes¬quisa, divulgação e educação. GEENF/FEUSP/INCTTOX. São Paulo, p.86-93, 2010.
REPOLHO, S. M. ; CAMPOS, D. N. S. ; TAVARES-MARTINS, A.C.C. ; ASSIS, D. M. S. ; Pontes, A.N. . Percepções Ambientais E Trilhas Ecológicas: Concepções de Meio Ambiente Em Escolas Do Município De Soure, Ilha De Marajó (Pa). Revista Brasileira de Educação Ambiental (ONLINE), v. 13, p. 66-84, 2018.
RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
RIVERO, S.; ALMEIDA, O. ; ÁVILA, S.; OLIVEIRA, W. Pecuária e desmatamento: uma análise das principais causas diretas do desmatamento na Amazônia. Revista Nova Economia. Belo Horizonte 19 (1)p.41-66, 2009.
ROCHA, L. B; SANTOS, B. L. S. R.; PITANGA, Â. F. A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, p. 272-289, 2019.
SANTOS, V. R. Dioramas em Museus Escolares. In: SANTOS, Vinicius (Org.). “Janelas para a natureza”: explorando o potencial educativo dos dioramas. São Paulo: FEUSP, 2020. 39-50 p.
SANTOS, V. R.; MARANDINO, M. Dioramas de História Natural em Museus Escolares: potencial e desafio para o ensino. Museologia & Interdisciplinaridade, 8(16), p. 160–182, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.22144. Acesso em 21 de outubro de 2024.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio pesquisa em educação em Ciências, 17(spe), p. 49–67, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04 Acesso em: 20 de outubro de 2024.
SASSERON, L. H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação Em Ciências, 18(3), 1061–1085. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061 . Acesso em: 10 de outubro de 2024.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 59-77, 2011. Disponível em: https: // edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844768/mod_resource/content/1/SASSERON_CARVALHO_AC_uma_revis%C3%A3o_bibliogr%C3%A1fica.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2024.
SCARPA, D. L.; SILVA, M. B. A Biologia e o ensino de ciências por investigação: dificuldades e possibilidades. In: CARVALHO, A. M P. DE. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning, p. 129 – 152, 2013.
SCHULZ, A. K; ARMADA, C. A. S. A Amazônia brasileira como recurso de poder no sistema internacional. Revista Conjuntura Global, v. 10, n. 2 (2021)p 89-106. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/conjgloblal/article/view/79042
SILVA, J. A. A.; NOBRE, A. D.; JOLY, C. A.; NOBRE, C. A.; MANZATTO, C. V.; RECH- FILHO, E. L.; SKORUPA, L. A.; CUNHA, M. M. L. C.; MAY, P. H.; RODRIGUES, R. R.; AHRENS, S.; SÁ, T. D. A.; AB’SÁBER, A. N. . O Código Florestal e a Ciência: Contribuições para o diálogo. ISBN 978-85-86957-16-1, São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC; Academia Brasileira de Ciências, ABC. 2011. 124p.Disponível: https://sbpcacervodigital.org.br/server/api/core/bitstreams/c5242fb9-4f01-4fd5-9f5d-0eb7fc2770a9/content. Acesso em 20 de outubro de 2024.
SILVA, R. G. Ecoturismo e Conservação: Um estudo da Reserva Ecológica da Mata Bacurizal, no Município de Salvaterra - PA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Pará. (Impresso) 2007.
TABARELLI, M; GASCON, C. Lições da pesquisa sobre fragmentação: aperfeiçoando políticas e diretrizes de manejo para a conservação da biodiversidade. Megadiversidade, v.1 nº 1, 2005.
TOZONI-REIS, M. F. C. Temas Ambientais como 'temas geradores': contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, Curitiba - PR, v. 27, p. 93-110, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NF53QF3xZhTHWjVVznd57zG/ . Acesso em 28 de outubro de 2024.
TRAVASSOS, L. Impacto da sobrecaça em populações de mamíferos e suas interações Ecológicas nas florestas neotropicais. Oecologia Australis, v. 15, n. 2, p. 380-411, 2011.
ZANINI, A. M.; SANTOS, A. R.; MALICK, C.M.; OLIVEIRA, J, A; ROCHA, M. B. Estudos de percepção e educação ambiental: um enfoque fenomenológico. Ensaio: pesquisa me educação em ciências (Online), v. 23, 2021. Disponível: https://www.scielo.br/j/epec/a/M8SfznHDFxysDyRbsyYrZJz/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 de outubro de 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tayllen Barbosa, Diego Ramon Silva Machado 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.